Pular para o conteúdo principal

Cineclube de Vila Velha debate maternidade e trabalho

O mês de maio une a luta dos trabalhadores enquanto também comemora a maternidade. Mas como a sociedade brasileira trata esses dois assuntos atualmente? Esta é a pergunta que guia o novo encontro do Cine Por Elas, que acontece na próxima segunda-feira (30), às 19h, em Vila Velha.

Com o tema "O Trabalho da Mulher", o filme discutido será Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, e contará com a participação de Carolina Pitol, empresária, ativista e mãe. Ficou interessada no debate? A entrada é livre!

Encontro do Cine Por Elas em Vila Velha. (FOTO: Andressa Alves)
O filme
No filme Como Nossos Pais, a personagem Rosa é uma mulher que almeja a perfeição como profissional, mãe, filha, esposa e amante. Filha de intelectuais e mãe de duas meninas pré-adolescentes, ela se vê pressionada pelas duas gerações que exigem que ela seja engajada, moderna e onipresente.

É a partir de uma visão feminista que o debate pretende fazer ligação das protagonistas do filme com as mulheres reais. A empresária Carolina Pitol guia a conversa ao contar sua experiência em duplas, ou triplas jornadas, do trabalho invisível das mães e a imposição de trabalhos de cuidados às mulheres, entre outros assuntos.

Com 40 vagas disponíveis, a sessão visa atrair todes, mulheres cis LGBTQIA+ e homens, maiores de 18 anos. Nesse mês o cineclube Cine Por Elas ainda contará com as resenhas, feitas por Mara Coradello, dos livros, Manual da Faxineira, de  Lucia Berlin, e O Ponto Zero da Revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista, de Silvia Federici, na coluna "Leia com Elas", como conteúdo extra no Instagram.


O projeto é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.

Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (coordenadora); Carolina Pitol (mobilizadora); Laura Paste (Base Psicologia); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Mara Coradello e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinema); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog); Pedro Mansur (técnico audiovisual).

Serviço
Cine Por Elas - "O Trabalho da Mulher"
Data e horário: 30/mai (segunda-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha
Classificação etária: 18 anos
Entrada: Gratuita
Capacidade: 40 lugares

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória