Pular para o conteúdo principal

Formemus volta a ser presencial, com shows, painéis e palestras

Entre quarta-feira (18) e sábado (21) acontece a quarta edição do Formemus (Formação Mercado Musical), evento de mercado da música, que acontece em Vitória. As inscrições estão abertas e são totalmente gratuitas.

Para o retorno de sua edição presencial, o Formemus volta ao centro de Vitória e vai reunir os maiores nomes do mercado da música nacional e um público interessado no atual cenário da música, com uma visão especial para o futuro e todas as possibilidades de difusão da carreira artísticas dos participantes.

O cantor Dan Abranches se apresenta na sexta-feira (20). (FOTO: Flora Fiorio)
Mais do que negócios, o Formemus é uma união de pessoas inspiradoras. Uma conferência de música que reúne palestras, workshops, painéis, mostras fotográfica e de videoclipe, Conexão Periferia & Interior, Pitching Musical, debatendo temas relevantes do mercado e as constantes transformações do cenário musical no estado, no Brasil e no mundo.

Na quarta-feira (18), acontece o Pitching Musical, que é fechado para os artistas selecionados, no Estúdio Bravo, em Jardim da Penha. De quinta-feira (19) a sábado (21), durante o dia, o evento acontece no Palácio da Música Sônia Cabral, no centro de Vitória, com as atividades de debates, workshops, palestras, Mostra de Videoclipe, Mostra Fotográfica. À noite acontecem as apresentações musicais, no Forte São João.

Para as apresentações musicais, o Formemus traz artistas de vários estados do Brasil, contemplando a diversidade musical do nosso país: Héverton Alves (PB), Pacha Ana (MT), Jesus Lumma (SC), 2DE1 (SP), Getúlio Abelha (PI), Azzula (MG), Vitrolab (BA), além dos capixabas Suindara, Pretaô, Dan Abranches e dois nomes que serão divulgados após a seleção no Pitching Musical.

O Formemus
Vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2021 na categoria Feiras e Conferências Musicais, também foi contemplado no Prêmio Funarte de Festivais nos anos de 2020 e 2021, sendo o único evento do Espírito Santo.

Em 2019 o Formemus entrou para a lista das 80 principais feiras de música do mundo. Esses prêmios mostram que o Espírito Santo está no radar do cenário nacional da música.

O Formemus é realizado pela MM Projetos Culturais, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e ArcelorMittal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, Palácio da Música Sônia Cabral, Ingrooves Brasil e União Brasileira de Compositores (UBC).


A programação completa:
- 18/mai (quarta-feira)
Estúdio Bravo – Jardim da Penha
14h - Pitching Musical – fechado para os artistas selecionados.
Dois artistas serão selecionados para o showcase do Formemus, e um ganhará um contrato de endorsement de dois anos com a Icon Pro Audio, da Habro Music.

- 19/mai (quinta-feira)
Palácio da Música Sônia Cabral
9h às 17h – Credenciamento
10h às 18h – Mostra fotográfica, Espaço Backstage, Pesquisa

Auditório:
10h – Abertura

10h – Painel "Identidade e Estética – A Beleza da Música Brasileira"
Mediação: Ana Morena
Com: Torcuato Mariano - Produtor Musical, Pena Schmidt - Listas das Listas, Mauricio Bussab – Tratore, Bia Nogueira - Festival IMuNe e Paula Lima – UBC.

14h – Painel "O Desenvolvimento de um Cenário Musical Regional"
Mediação: Cris Falcão (Ingrooves Brazil)
Com: Cristina Becker - British Council - Programa ASA, Manno Goés – UBC, Renée Chalu - Se Rasgum e Festival Sonido, Luciano Balen - RS - Festival de Música de Rua / Fundação Marcopolo e Rodrigo Lima – Dead Fish.

16h15 – Palestra "Gestão de Grandes Espaços Públicos e Privados - Case Allianz Parque e Vale do Anhangabaú", com Cláudio Macedo (CEO da WTorre Entretenimento)
Nesta palestra, Cláudio Macedo, CEO da WTorre Entretenimento, empresa responsável pela gestão do Allianz Parque, do Base Coworking e da concessão do Vale do Anhangabaú apresenta os desafios e a experiência na gestão de espaços públicos e privados que recebem grandes eventos nacionais e internacionais.

18h – Mostra de videoclipes

Sala Claudio França:
15h – Palestra "Sua Música no digital: Processos, cronogramas, pitching e estratégias para mídias digitais", com Renata Gomes (Ingrooves)
Bacharel em Publicidade e Criação, mestre em Comunicação, Cultura e Mídia, Renata Gomes compartilha nessa palestra a sua experiência como gestora/consultora de comunicação e marketing no desenvolvimento de estratégias para artistas, bandas, grupos, marcas, startups e eventos das áreas de música, cultura e tecnologia.

17h – Music Match – Ingrooves Brazil

Forte São João
Programação musical – a partir das 19h30
Héverton Alves (PB)
Pacha Ana (MT)
Suindara (ES)
Jesus Lumma (SC)

Rodrigo Lima, da banda capixaba Dead Fish, participa de um dos painéis. (FOTO: Divulgação)
- 20/mai (sexta-feira)
Palácio da Música Sônia Cabral
13h às 17h – Credenciamento
13h às 18h – Mostra fotográfica, Espaço Backstage/Habro Music, Pesquisa

Auditório:
14h – Painel "O Futuro da Música Brasileira - Tendências do mercado"
Mediação: Dani Ribas (Sonar Cultural)
Com: Barral Lima - UnMusic – MG, Alec Haiat - Habro Music, Guilherme Sampaio – SmartRights, Renata Gomes - Ingrooves Brazil, Ana Morena - DoSol / Abrafin

16h – Painel "Fome de Palco! A importância dos palcos no desenvolvimento artístico"
Mediação: Guilherme Tavares - Favela Sounds 
Com: Uirá Fortuna - Fundição Progresso – RJ, William Mendonça - Noites Brasileiras – CE, Jarmeson de Lima - No Ar Coquetel Molotov – PE, Sara Loiola - Festival Yalodê – DF e Ricardo Rodrigues - Let’s Gig

18h – Mostra de videoclipes

Sala Claudio França:
16h15 – Palestra "Música, NFT e Blockchain", com Guilherme Sampaio
A forma como o músico arrecada os seus direitos digitais sempre foi tema de profundos debates. O mercado de NFT regido pelo blockchain tem sido um novo universo a ser explorado pelo mercado musical, porém tudo parece ainda obscuro e desafiador. Nessa palestra, Guilherme Sampaio da Smart Rights, irá explicar como funciona esse mercado e como se organizar para participar e capitalizar. 

18h – Music Match – Ingrooves Brazil

Forte São João
Programação Musical – a partir das 20h
Dan Abranches (ES)
2DE1 (SP)
Pretaô (ES)
Getulio Abelha (PI)

- 21/mai (sábado)
Palácio da Música Sônia Cabral
13h às 17h – Credenciamento
13h às 18h – Mostra fotográfica, Espaço Backstage/Habro Music, Pesquisa

Auditório:
14h – Painel "A Curadoria e o After da Curadoria - Profissionalismo e Sedimentação da Carreira"
Mediação: Sara Loiola - Festival Yalodê (DF)
Com: Ana Morena - Festival DoSol – RN, Carolina Daves - M.A.R.T.E Festival, Palco Ultra, HipHop.Doc e Circuito Instrumental – MG, Guilherme Tavares - Favela Sounds – DF, Renée Chalu - Se Rasgum e Festival Sonido – PA e Gutie - Rec Beat – PE.

16h – Painel "A nossa música! Perspectivas de Desenvolvimento da Música do Espírito Santo no Brasil"
Mediação: Tarcísio Sartório
Com: Aline Maria – Suindara, Bella Nogueira – ExFest, Tibery - Estúdio Sala de Estar, Derick Brumatte - Estúdio Bravo e Selo Casulo e Daniel Morelo - Sorvetinho FM, Formemus, Marien Calixte Jazz Music Festival.

18h – Mostra de videoclipes

Sala Claudio França:
15h – Palestra "Formação de público e segmentação da audiência - Case ID_Musique", com Dani Ribas.
O mercado musical mudou muito nos últimos quinze anos. Os atuais artistas-empreendedores que fazem a autogestão de suas carreiras incorporaram diversas ferramentas de planejamento, marketing e de desenvolvimento de modelos de negócios. Contudo não há muitas ferramentas disponíveis para o mapeamento dos interesses do público e segmentação da audiência. Nessa palestra Dani Ribas explica como usar as 12 ferramentas de seu método ID_MUSIQUE, que mapeia os interesses do público para tornar o projeto musical mais relevante. Em 2021 o método ganhou o prêmio de inovação “Transforme sua pesquisa em negócio” da Fundação Fórum Campinas.

17h – Palestra "Booking e Agenciamento Artístico", com Ricardo Rodrigues (Let´s Gig)
Ricardo Rodrigues compartilha sua experiência com a Let’s Gig, que realiza agenciamento e booking de artistas brasileiros. A palestra se desenvolve em torno da prática e funcionamento desse serviço imprescindível para o crescimento de um artista no Brasil.

Forte São João
Programação Musical – a partir das 20h
Anúncio dos vencedores das Mostras fotográfica e de videoclipe
Afronta MC
Fabriccio
Azzula (MG)
Vitrolab (BA)

Serviço
Formemus 2022 - 4ª edição
Data: 18 a 21 de maio
Local: Casa da Música Sônia Cabral - Praça João Clímaco, Centro, Vitória
Inscrições: Gratuitas, no site Sympla
Informações: (27) 3376-1674 e formemus@gmail.com

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Eduardo Maia lança 2ª edição de “Memórias da Liberdade: 50 Anos do Guaraparistock” em Guarapari

Casaca, Pele Morena, Amaro Lima e Anderson Ventura em festival com música e gastronomia em Vila Velha