Pular para o conteúdo principal

Monique Rocha lança clipe de exaltação ao povo negro e de luta contra o racismo

 "Uma canção de amor e luta": assim a cantora Monique Rocha define seu novo samba, Sou Negro, que terá videoclipe lançado na próxima sexta-feira (13), em seu canal do YouTube.

A escolha da data da Abolição da Escravatura para a realização do evento não foi por acaso: considerado um dia de luta para o movimento negro, o 13 de maio é um momento de suscitar debates sobre o enfrentamento contra o racismo. 

A data marca também o aniversário do Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), que foi um dos cenários das gravações do videoclipe, juntamente com o Morro da Fonte Grande.

A cantora Monique Rocha lança clipe na data da Abolição da Escravatura. (FOTO: Thais Gobbo)
No sábado (14), o videoclipe será exibido no encerramento do Encontro Estadual do Movimento Negro 2022, às 17 horas, no Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

 "Sou Negro é uma canção que fala da luta, do racismo, da escravidão, da autoestima, do amor, e da beleza do povo preto", explica a cantora sobre a composição do parceiro Jean Carlos. A música foi lançada durante a pandemia da Covid-19, em 20 de novembro de 2020, no Dia Nacional da Consciência Negra. 

O intervalo entre os dois lançamentos serviu para amadurecer o conceito do vídeo e viabilizar a sua execução, uma vez que o projeto foi contemplado no Edital 007/2021 da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.

Realeza africana
Dirigido por Cintia Braga, o clipe retrata um casal da realeza africana em plena favela brasileira, mostrando suas ruas, suas vielas e seus contrastes. Interpretados por Monique Rocha e pelo compositor Jean Carlos, os personagens transitam no meio da mata, para transmitir a ideia de ancestralidade. "Mostramos através do clipe que os negros não são descendentes de escravos e, sim, de reis e rainhas", destaca Monique.


Para representar a valorização da cultura afro-brasileira, o vídeo apresenta personalidades negras capixabas de vários segmentos, na área da educação, da política, da juventude, dos movimentos sociais, da diversidade de gênero e das artes. 

Entre os convidados estão nomes como a atriz Suely Bispo, Zilda Aquino, do Bar da Zilda, a professora e especialista em samba Iamara Nascimento, o acadêmico Gustavo Forde, o músico Fábio Carvalho, o ator Markus Konká, o rapper Sagaz Bicho Solto e a empresária Priscila Gama, entre outros. "Temos atores, poetas, intelectuais, cantores, bailarinos, personalidades do carnaval, pessoas do congo e do rap", descreve a cantora. "São pessoas que fazem parte da minha trajetória como artista e outras por quem tenho grande admiração", revela.

De fato, quem assistir ao videoclipe ficará impressionado com os cenários, a direção de arte de Rômulo Corrêa e a exuberância da indumentária do casal, fruto do Atelier Aguiar Marins e da estética de Ellen Cardoso.

A composição, por sua vez, chama a atenção pela originalidade e pelo andamento cadenciado, que remete ao banzo do povo negro em função da violência histórica da escravização: "Este samba é um misto de influências. Tem um quê de ancestralidade e também um pouco de modernidade. É um samba diferente, original", comenta Monique.

O videoclipe de Sou Negro integra o mais novo projeto de Monique Rocha, o show "Sou Negra", que reúne repertório de sua autoria e de outros compositores capixabas, com base no tema "O Negro: sua história, luta e resistência". 

Faz parte deste projeto o videoclipe do samba-congo Dona Astrogilda, em homenagem à Dona Astrogilda Ribeiro, a Rainha do Congo do Espírito Santo, lançado em fevereiro último, com apoio do Edital Setorial de Música 033/2019 da Secretaria de Estado da Cultura. "O show 'Sou Negra' vem para fortalecer esse momento artístico de produções de músicas autorais na minha carreira", afirma a cantora.

Ficha técnica
Música: Sou Negra
Data de lançamento: 13 de maio (sexta-feira)
Produção executiva e argumento: Monique Rocha
Produção: Jean Carlos e Rômulo Corrêa
Roteiro e direção: Cintia Braga
Direção de fotografia: Adriano Monteiro
Assistente de câmera: Lucas Carvalho
Direção de arte: Rômulo Corrêa
Figurino: Ilza Margotto
Adereço: Atelier Aguiar Marins
Beleza: Ellen Cardoso
Cabelo: Avivar
Fotografia still: Thais Gobbo
Montagem e colorização: Lucas Carvalho
Design gráfico: Vinícius Mardegan
Assessoria de imprensa: José Roberto Santos Neves
Composição: Jean Carlos
Músicos: Diego Lima (violão), Wesley Marins (cavaquinho), Jean Carlos (pandeiro), Kaique Martins (percussão geral) e Marcão Gabriel (percussão geral)
Produção musical: Rodolfo Simor (Estúdio Bravo)
Elenco: Monique Rocha, Jean Carlos, Adriano Monteiro, Afronta Mc, André Moreira, Aroldo Rufino, Bruna Medeiros, Crislayne Zeferina, Fabio Carvalho, Felipa Souza, Gil Mendes, Gustavo Forde, Iamara Nascimento, Jaddy Meira, Jadson, Titanium, Jhon Conceito, Jocelino Junior, Leia Rodrigues, Markus Konká, Rayane Rosa, Rozi de Sá, Sagaz Bicho Solto, Sebastião Reis “Mestre Tião”, Starley Bonfim, Suely Bispo, Tony Nascimento, Valquíria Santos, Zilda Aquino
Cia Negraô: Andreza Santos, Fernando Queiroz, Guilherme Pimenta
Família Rocha: Winny Rocha, Ana Paula Rocha, Isaias Santana Rocha, Maria da Penha Silva
Família Gama: Priscila Gama, Junior Oliveira, Antônio Bento Gama de Oliveira, João Francisco Gama de Oliveira
Crianças: Miguel Araújo e Agatha Chepherd - Miss Mini Beleza Negra ES
Agradecimentos: Moradores Fonte Grande (Peterson Moura Rio Branco, Rosemary Vitória Walcher Rio Branco, Sr. Antônio da Quitanda)
Apoio: Museu Capixaba do Negro (Mucane), Ubuntu Quitutes (Winy Fabiano), Maria Benedita de Souza e Projeto Trilhando pelas Fontes

Serviço
Encontro Estadual do Movimento Negro 2022
Data e horário: 14/mai (sábado), às 17h (encerramento)
Local: Auditório Manoel Vereza - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Ufes - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Realização: Unidade Negra Capixaba

Comentários

Mais lidas

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Sandrera apresenta canções e poemas em show de “palavra cantada” em Anchieta, Vitória e Piúma

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória