Pular para o conteúdo principal

Cultura em Toda Parte: Santa Teresa recebe programação gratuita no fim de semana

Após passar por Vitória, Venda Nova do Imigrante, Pedro Canário e Marechal Floriano, a caravana do Cultura em Toda Parte - Região 1 - chega à região serrana do Estado, no município de Santa Teresa. Serão apresentações artísticas e múltiplas ações de formação, que acontecem entre sexta-feira (6) e domingo (8), no centro da cidade.

O cantor e compositor André Prando. (FOTO: Divulgação/Cultura em Toda Parte)
O público vai conferir 19 atividades culturais, divididas em 14 apresentações artísticas e cinco formações (três oficinas e duas palestras), além da mostra de Videoclipes. O evento é totalmente gratuito e as inscrições para oficinas e palestras já estão abertas.

As ações formativas acontecem durante o dia e as apresentações artísticas à noite. Entre as atrações, na sexta-feira (6), haverá apresentações do Duo TerrAmar, Juliano Gauche y Duo Zebedeu, Gastação Infinita e André Prando. No sábado (7), terá a performance de grafite com Ione Reis, batalha de MCs com o projeto Mar de Monstros e as performances musicais de Alexandre Borges Quinteto, LERA, e fechando a noite Luiza Dutra

No último dia de evento, domingo (8), a partir das 17h, é a vez da programação infantil que contará com o grupo de teatro e circo Lacarta e a contadora de histórias Lilian Menenguci. Após terá a performance de dança popular com o grupo As mulheres da tribo de Macculelê, e, fechando a noite, show com Marcos Côco e Forró Bemtivi. O evento contará ainda com mostra de videoclipes capixabas, todos selecionados pelo projeto Cultura em Toda Parte.

A oficina de iniciação a fotografia será com Gustavo Louzada. (FOTO: Divulgação)
Oficina de grafite
A oficina Criarte vai explorar o subconsciente, lar de uma criatividade e imaginação nata, existente em todos os seres humanos. Maicon Douglas é artista plástico, grafiteiro e ilustrador serrano, e mora atualmente em Santa Teresa. Trabalha com graffiti e artes desde 2010 em diversas escolas e projetos sociais na Serra. 

Utiliza a arteterapia como ferramenta de estímulo à imaginação e a criatividade humana. Seu estilo e vertente giram em torno da fauna e flora brasileira, misturando elementos street e do universo hip hop. A oficina será no sábado (7) e no domingo (8), de 14 às 17 horas, na EMEI Nona Cizala, localizada na Av. Getúlio Vargas. As inscrições são pelo formulário.

Oficina de iniciação a fotografia
Uma boa foto acontece antes mesmo de apertar o botão da câmera, por isso, durante a oficina será explicado como regular o equipamento, como aproveitar melhor a luz, os melhores ângulos. Nesses dois dias, a oficina irá mostrar sobre tudo o que a fotografia pode oferecer para se conseguir boas imagens. 

Gustavo Louzada começou a fotografar e registrar imagens dos amigos durante o surfe. Mas mergulhou de vez na fotografia depois de iniciar o curso de Comunicação Social/Jornalismo, em 2000. Ainda durante a faculdade, trabalhou como repórter fotográfico no jornal Século Diário e, após formado, passou a fazer parte do time de repórteres fotográficos do jornal A Gazeta. Em 2011, criou a agência Porã com os fotógrafos Apoena Medeiros e Fred Pacífico.

A oficina será no sábado (7) e no domingo (8), de 9 às 12 horas, na Secretaria de Cultura de Santa Teresa. As inscrições são pelo formulário.

A oficina de maquiagem artística será com David Scardua. (FOTO: Divulgação)
Oficina de maquiagem artística
A oficina propõe, por meio de aulas práticas e dinâmicas de automaquiagem, a partilha de conhecimentos, técnicas e experiências relacionadas à área da maquiagem artística. Ministrada por David Scardua, natural de Vitória, graduado em Artes Visuais na Ufes e Pós-graduado em Educação Especial pelo CESAP.

Atuou na Associação de Altas Habilidades e Superdotação (ABAHSD) e Fundação Operartes e atualmente atua como professor de Artes na Prefeitura de Vitória. Aprimorou seus conhecimentos em figurinismo, caracterização e cenografia no Rio de Janeiro e Cosmetologia na Flórida, nos Estados Unidos.

A oficina será no sábado (7) e no domingo (8), de 14 às 17 horas, na Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini, localizada no Centro de Santa Teresa. As inscrições são pelo formulário.

Palestras
Na palestra "Empreendedorismo para Artesanato", Giovanni Zorzal, aborda os principais pilares que fortalecem uma marca/empresa, que busca se diferenciar no mercado atual, bem como entender os principais desafios e oportunidades que precisamos identificar para seguirmos nos conectar com nosso público-alvo. 

Giovanni Zorzal tem 29 anos e é CEO da Mahai Atelier. Durante os últimos três anos se dedicou exclusivamente ao artesanato e encontrou meios de se reinventar, alcançando parceiros e resultados significativos no ramo do Macramê. Hoje segue em um novo rumo e é sobre isso que ele compartilha nessa palestra. 

A paletra é nesta sexta-feira (6), às 18 horas, na Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini, localizada no Centro de Santa Teresa. As inscrições são pelo formulário.

Daniel Moreno desenvolve projetos culturais desde 2003. (FOTO: Divulgação)
Já na palestra "Negócios na Música", Daniel Morelo abordará a cadeia de negócios que envolve contratantes e, obviamente, o público que acompanha os shows. Para cada elo da corrente o mercado oferece oportunidades para profissionais que atuam de maneira autônoma ou contratados por empresas prestadoras de serviço. 

Na palestra será apresentada informações sobre história do setor da música, distribuição digital, gestão de carreira, dados atuais de mercado e tendências, além de estudos de caso de empreendimentos e artistas bem-sucedidos no atual universo da música. 

Daniel Morelo é formado em Comunicação Social, pós-graduado em planejamento estratégico de comunicação e está cursando pós-graduação em música. Articula e desenvolve projetos culturais desde 2003. O Formemus, o Festival Marien Calixte Jazz e o MUSIN - Música na Infância são alguns exemplos. Além disso, co-dirige o micro selo musical Voadora Records, que realiza a Coletânea Voadora, o zine #MurroNaCara e o Festival Voadora, desde 2013.

A paletra é no sábado (7), às 18 horas, na Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini, localizada no Centro de Santa Teresa. As inscrições são pelo formulário.

Serviço
Cultura em Toda Parte -  Etapa Santa Teresa
Data: 6 a 8/mai (sexta-feira a domingo)
Locais das atividades: Oficina de Iniciação à Fotografia (Secretaria de Cultura de Santa Teresa), oficina de grafite (EMEI Nona Cizala - Av. Getúlio Vargas, 254, Santa Teresa), palestras e oficina de Maquiagem Artística (Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini) e apresentações artísticas (Praça Duque de Caxias, Centro, Santa Teresa).
Informações: (27) 3376-1674

Comentários

Mais lidas

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Sandrera apresenta canções e poemas em show de “palavra cantada” em Anchieta, Vitória e Piúma

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória