Pular para o conteúdo principal

Mucane realiza formação em dança afrobrasileira cênica na próxima semana

O Museu Capixaba do Negro (Mucane) promove na próxima semana um curso de formação sobre o método de Mercedes Baptista, precursora da dança afrobrasileira cênica. 

O curso será realizado entre a próxima segunda-feira (13) e sexta-feira (17), das 8 às 17 horas, na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi. As inscrições são gratuitas e serão feitas no primeiro dia da atividade.


Fachada da Fafi, na Av. Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória, onde o curso será realizado. (FOTO: Leonardo Silveira/PMV)
O responsável por transmitir o método, atualmente utilizado no curso de qualificação profissional em Dança Afrobrasileira Cênica do Mucane, museu da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), é o instrutor Renato Santos. Podem participar da formação pessoas a partir dos 15 anos. 

Mercedes Baptista
Coreógrafa, pesquisadora, professora, produtora e bailarina clássica, Mercedes Baptista foi precursora da dança afrobrasileira cênica, que aproxima as danças dos orixás às técnicas da dança moderna.

Mercedes Baptista, formada em balé clássico, fundamentou seu método/sistema através de estudos e pesquisas com o artista, intelectual, ativista social e defensor da cultura negra Abdias do Nascimento, no teatro experimental do Negro (Rio de Janeiro), nos anos 1940.

Também se aprofundou nos métodos de dança moderna norte-americana, principalmente, com a antropóloga e coreógrafa Katharine Dunhame, em Nova Iorque, nos anos 1950, sendo a primeira a consolidar um método/sistema de dança que colocou em cena os saberes multidimensionais dos gestuais afrobrasileiros.  

Serviço
Curso de formação do método de Mercedes Baptista
Data e horário: 13 a 17/jan (segunda a sexta-feira), das 8 às 17 horas
Local: Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi – Av. Jerônimo Monteiro, 656, Centro, Vitória
Inscrições: presencialmente no primeiro dia da atividade
Classificação indicativa: a partir de 15 anos

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória