Pular para o conteúdo principal

Jornalista capixaba lança biografia de Roberto Marinho em Vitória

O jornalista e escritor Leonencio Nossa lançou nessa sexta-feira (31) sua nova obra, a biografia Roberto Marinho: o poder está no ar, no auditório da Rede Gazeta, em Bento Ferreira, Vitória. O lançamento ocorreu no evento de abertura do 22º Curso de Residência em Jornalismo da emissora, em que o capixaba e repórter especial do Estadão palestrou.

Leonencio Nossa durante a palestra na abertura do Curso de Residência em Jornalismo (FOTO: Reprodução/TV Gazeta)
O livro tem quase 600 páginas e conta a trajetória do proprietário do Grupo Globo da fundação, em 1925, até o lançamento do Jornal Nacional, em 1969, e detalha a participação de Roberto Marinho em momentos políticos do país, inclusive na ditadura militar. Leonencio contou que foram seis anos pesquisando a história do jornalista e empresário, através de acervos públicos e mais de 100 entrevistas realizadas.

Durante a palestra, o autor do livro contou que leu a biografia de Assis Chateaubriand e no fim da obra se iniciava a ascensão de Roberto. "Estava na época de estudante e fiquei esperando a continuação da história. Mas depois vi que quem deveria escrever era eu", lembrou.

Centenas de estudantes lotaram o auditório da Rede Gazeta durante o evento. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Segundo o jornalista, até adversários de Marinho foram ouvidos para compor as páginas da biografia, que nos próximos anos terá segundo volume detalhando fatos entre a década de 70 e a morte de Roberto, em 2003, aos 98 anos.

No evento, Leonencio falou da importância da literatura para o jornalismo e de momentos mais desafiadores do jornalismo. O jornalista ainda respondeu diversas perguntas feitas por estudantes das principais faculdades da Grande Vitória. Após a palestra, na área externa do auditório, o capixaba realizou uma sessão de autógrafos, onde exemplares da biografia eram vendidos.

Outras cenas do evento:
Fotos: Divulgação/Lara Rosado/Andréia Lopes





Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena