Pular para o conteúdo principal

Auri convida a uma aventura oitentista no videoclipe “Quintal”

É em clima de nostalgia que a Auri olha pra frente. Após colher elogios por seu intenso EP de estreia, Resiliência, o grupo entrega seu novo single, Quintal

A faixa teve produção de Pedro Ramos (Toledo) e mixagem e masterização de Léo Ramos, ambos da banda Supercombo, e ganha um clipe inspirado por histórias de aventuras oitentistas, da Sessão da Tarde a Stranger Things. A canção já está disponível nos principais serviços de streaming e como um clipe.

A banda Auri durante uma das cenas do videoclipe Quintal. (FOTO: Divulgação/Auri)
Pronta para dar o primeiro passo depois do debut, a Auri vê a oportunidade de ir além. Se Resiliência representou o começo, a nova música serve de alavanca para uma sonoridade mais madura, com riffs mais marcados, dando lugar a um novo senso de urgência. A vontade de se aventurar fora da zona de conforto também serve de mote para a letra, e consequentemente, o clipe. 

Musicalmente, Quintal remete às décadas de 80 e 90, devido ao timbre dos sintetizadores e guitarras com oitavadores, dando um aspecto lo-fi à instrumentação. Entre momentos lúdicos inspirados por games e momentos de peso e explosão sonora, surge a jornada do herói, que encontra dificuldades no decorrer do caminho.

A temática da superação é uma constante no trabalho da Auri. Nesse clipe, a banda aparece no topo de uma montanha, como o ponto de chegada após uma jornada de surpresas, lutas e vitórias. "Queremos levar até as pessoas a mensagem da música, que reforça o quão importante é sair da zona de conforto, e que evidencia que somos capazes de superar qualquer situação. Afinal, adaptação é algo inerente a nós, seres humanos", reflete Everton Radaell, guitarrista e vocalista da Auri. 

Além dele, a banda é formada por Thaysa Pizzolato (teclado e sintetizador), Danilo Galdino (guitarra e backing vocal), Bernardo John (baixo e backing vocal) e Bruno Miranda (bateria).

          

Seguindo a premissa de que mais importa a jornada que o destino, a Auri convida a uma viagem metafórica, seguindo um jovem herói pela floresta, onde enfrenta dois vilões e culmina no topo da montanha. De momentos soturnos, ele escapa para a luz - com as paisagens de Marechal Floriano e da Rampa do Caravaggio, em Santa Teresa, na região Serrana do Estado. 

A criança, que representa fragilidade e inocência, se vê ameaçada por duas figuras estranhas: a primeira, um alien, representa o medo do desconhecido, do que ainda não vivenciamos; a segunda tem a forma de um dinossauro e remete ao medo do passado, saudades, frustrações e traumas.

Trazendo a sua própria bagagem de referências estéticas de décadas passadas, a banda optou por homenagear a cultura pop da sua infância, mirando em um clima de ação e aventura de séries japonesas, estilo tokusatsu e sentai, e filmes da década de 80 estilo trash. Quintal reflete muito da experiência dos próprios músicos, que precisaram sair da zona de conforto após o trabalho de estreia. 

A canção foi a primeira da Auri a ser gravada fora de Vitória. A convite de Toledo, da Supercombo, o grupo foi a São Paulo gravar a faixa, após dividirem o palco em um evento em Vila Velha. 

"A Supercombo é uma banda que admiramos bastante. Eles assistiram nossa passagem de som e gostaram do projeto. Depois de umas semanas trocando contatos, rolou o convite. E foi nossa primeira experiência gravando numa cidade fora a nossa, foram dias de zero conforto, dormindo em colchões no chão e de muita guerrilha, madrugadas adentro... Mas que no final compensou", relembra Everton.

Na hora de dar vida à música com um clipe, a banda teve de se reinventar. Após a saída do baixista Gabriel Hand, que também é videomaker e assinava os clipes da Auri, o grupo montou uma pequena equipe de estreantes.

"Foi a primeira experiência de todo mundo. Tínhamos um baixo orçamento, equipamentos que não eram os melhores para aquelas funções, mas conseguimos nos adaptar e chegar num resultado que ficamos satisfeitos e orgulhosos", comemora Everton.

Agora, a Auri foca em lançar outras novidades ao longo de 2019. A banda já está em fase de pré-produção de seu novo disco e prepara uma gravação ao vivo de Quintal, que integra o setlist dos shows. Novas datas serão anunciadas em breve.

Comentários

Mais lidas

Sandrera apresenta canções e poemas em show de “palavra cantada” em Anchieta, Vitória e Piúma

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho