Pular para o conteúdo principal

Projeto possibilita visita monitorada ao sítio histórico da Prainha

O Convento da Penha é o principal ponto turístico do Espírito Santo e estará incluído nas visitas monitoradas. (FOTO: Reprodução/Capixaba da Gema)
A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, inicia na próxima segunda-feira (16), o projeto "Circuito Histórico da Prainha". O projeto consiste em visitas monitoradas aos principais pontos históricos da Prainha. Os visitantes partirão para o passeio da Casa da Memória acompanhados de guias especializados e receberão panfletos informativos.  As visitas deverão ser previamente agendadas.

O passeio compreende cinco monumentos históricos: Casa da Memória, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Museu Homero Massena, Gruta Frei Palácios e o Convento da Penha.  Futuramente contará com outros monumentos do entorno, como o Teatro Municipal, o Forte São Francisco Xavier e a Fonte do Inhoá.

Para o prefeito Rodney Miranda (DEM), o projeto valoriza a cultura canela-verde. “Desenvolvemos a iniciativa para apresentar de forma organizada a história de Vila Velha aos turistas, o que é de suma importância na difusão da cultura da nossa cidade. O serviço também vai servir para moradores da cidade que pretendem conhecer mais sobre as origens do capixaba”, informou.

A Casa da Memória tem um grande acervo da história capixaba, incluindo o Bonde 42, ícone da história do Estado. (FOTO: Divulgação/PMVV)
Sítio Histórico 
O município de Vila Velha pertence à Região Metropolitana e figura-se como a cidade mais antiga do Estado. Possui várias construções históricas na Prainha como a Casa da Memória, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Museu Homero Massena, Gruta Frei Pedro Palácios e o Convento Nossa Senhora da Penha. Estes cinco monumentos históricos localizam-se muito próximos uns dos outros (aproximadamente 200 metros), criando um ambiente adequado para receber visitantes, estabelecendo um roteiro cultural/histórico e turístico.

Agendamento
A visita monitorada pode ser agenda pelos telefones 3388-4344 ou 3149-7320 ou pessoalmente na Casa da Memória, Rua Luciano das Neves, Prainha, Vila Velha.

Comentários

Mais lidas

Silva lança clipe de parceria com Anitta em música do novo álbum

Fredone Fone lança livro sobre o rap capixaba, em Vitória

Sucesso na web: música de Silva é interpretada por cantora mineira

História e turismo: aventura e desafios do Mestre Álvaro