Pular para o conteúdo principal

Projeto possibilita visita monitorada ao sítio histórico da Prainha

O Convento da Penha é o principal ponto turístico do Espírito Santo e estará incluído nas visitas monitoradas. (FOTO: Reprodução/Capixaba da Gema)
A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, inicia na próxima segunda-feira (16), o projeto "Circuito Histórico da Prainha". O projeto consiste em visitas monitoradas aos principais pontos históricos da Prainha. Os visitantes partirão para o passeio da Casa da Memória acompanhados de guias especializados e receberão panfletos informativos.  As visitas deverão ser previamente agendadas.

O passeio compreende cinco monumentos históricos: Casa da Memória, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Museu Homero Massena, Gruta Frei Palácios e o Convento da Penha.  Futuramente contará com outros monumentos do entorno, como o Teatro Municipal, o Forte São Francisco Xavier e a Fonte do Inhoá.

Para o prefeito Rodney Miranda (DEM), o projeto valoriza a cultura canela-verde. “Desenvolvemos a iniciativa para apresentar de forma organizada a história de Vila Velha aos turistas, o que é de suma importância na difusão da cultura da nossa cidade. O serviço também vai servir para moradores da cidade que pretendem conhecer mais sobre as origens do capixaba”, informou.

A Casa da Memória tem um grande acervo da história capixaba, incluindo o Bonde 42, ícone da história do Estado. (FOTO: Divulgação/PMVV)
Sítio Histórico 
O município de Vila Velha pertence à Região Metropolitana e figura-se como a cidade mais antiga do Estado. Possui várias construções históricas na Prainha como a Casa da Memória, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Museu Homero Massena, Gruta Frei Pedro Palácios e o Convento Nossa Senhora da Penha. Estes cinco monumentos históricos localizam-se muito próximos uns dos outros (aproximadamente 200 metros), criando um ambiente adequado para receber visitantes, estabelecendo um roteiro cultural/histórico e turístico.

Agendamento
A visita monitorada pode ser agenda pelos telefones 3388-4344 ou 3149-7320 ou pessoalmente na Casa da Memória, Rua Luciano das Neves, Prainha, Vila Velha.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória