Pular para o conteúdo principal

Estátua de Maurício de Oliveira será inaugurada em Vitória

Detalhe da estátua de Maurício de Oliveira. (FOTO; Divulgação/PMV)
Maurício de Oliveira foi um dos maiores violonistas do País e um ícone cultural do Espírito Santo. Com o objetivo de manter viva a memória desse símbolo da cultura local, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), inaugura, nesta quarta (25), às 19 horas, na praia de Camburi, uma estátua em bronze em homenagem ao músico. "Essa escultura é a primeira no município de Vitória que homenageia um artista e a nossa cultura. É um presente para a memória da cidade. O Maurício era um músico erudito, filho de pescadores, e ficará eternizado com seu violão de sete cordas ao lado do mar", disse o prefeito Luciano Rezende (PPS).

O evento irá contar com a participação da família do músico e a apresentação da Banda da Polícia Militar, que irá executar canções do repertório de Maurício de Oliveira. "Maurício de Oliveira é mais do que um ícone musical ou artístico. É um totem, uma figura quase religiosa para boa parte daqueles que têm a música como elemento vital. Não sei se é a mais importante personalidade artística capixaba, mas está entre algumas poucas que souberam embutir na arte aquele elemento essencial que é a vida, a própria característica da existência. Há muito o que dizer sobre essa figura, cujas criações ultrapassaram os limites domésticos nos quais ele próprio se instaurava. Sua arte voou longe, para além, para aquilo que chamamos eternidade", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

QR Code
O público que for visitar a estátua em homenagem ao músico Maurício de Oliveira poderá acessar um conteúdo informativo sobre o artista por meio de QR Code, uma espécie de código de barras em 2D. O conteúdo de um QR Code pode ser acessado pela maioria de aparelhos celulares com câmera fotográfica, que, após a decodificação, redireciona para um conteúdo específico. Uma das vantagens é que ele dispensa a necessidade de digitar endereços da web.

Processo
O artista Fernando Poletti e a produtora Fernanda Brescia estiveram em Vitória, no primeiro momento, e foram recebidos na casa da filha do músico Maurício de Oliveira, Eloísa, que repassou diversos materiais para a dupla, como fotos do músico, registros de violões que ele usava, canções e partituras, além de um documentário, que foi essencial para captar a essência e representá-lo com mais naturalidade. O escultor confeccionou uma maquete, que foi utilizada para testar as proporções para a escultura. Além desse esboço, o artista também produziu um pequeno busto, que serviu como material de estudo para fixação dos óculos de Maurício de Oliveira. Na sequência, o trabalho passou por processo de definição dos movimentos e acabamentos finais. Logo depois, a peça foi para o processo de fundição com a confecção dos moldes da escultura modelada em argila, aplicação do bronze, os retoques e a aplicação final da patina.

A estátua em homenagem a Maurício de Oliveira foi construída em tamanho natural, com o artista sentado em um banco na companhia do seu inseparável violão. O objetivo da obra, além de homenagear uma das figuras mais emblemáticas da cultura local, é criar uma interação entre munícipes e turistas com o músico. A escultura está localizada no calçadão de Camburi, região que, assim como outros pontos da cidade, conta com câmeras de videomonitoramento 24 horas. Além disso, terá uma iluminação apropriada para valorizar a obra.

Para a família, a estátua é uma forma de perpetuar a importância do artista para cidadãos e visitantes. "Essa homenagem para nós, filhos e família, é muito importante. Ele foi um grande violonista e um ícone da cultura do Espírito Santo. Essa é uma oportunidade de mantê-lo vivo, já que ele nos ensinou a amar esta cidade", afirmou a filha Eloísa Oliveira Pinto.

Maurício de Oliveira é uma das personalidades mais importantes da história da música popular do Espírito Santo. (FOTO: Carlos Antolini)
Edital
A confecção da estátua em homenagem ao músico Maurício de Oliveira é resultado do Edital de Chamamento Público para Seleção de Escultor Visando à Modelagem e Confecção de Escultura em Homenagem ao Músico Maurício de Oliveira. O artista selecionado foi Fernando José Poletti, contemplado com o prêmio de R$ 160 mil, pago em duas parcelas pelo Instituto Sincades, parceiro da Prefeitura de Vitória no edital, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Biografia
Maurício de Oliveira nasceu em Vitória, em 1925. Filho de pescador, passou a infância na região da Praia do Suá, período em que já se dedicava à música através do aprendizado do violão com seu irmão mais velho. No decorrer da sua vida artística, recebeu inúmeros prêmios, entre eles o 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, além de um prêmio da Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição para o desenvolvimento da música capixaba. Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários chorões da cidade de Vitória e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo. Faleceu em setembro de 2009.

Serviço
Inauguração da Estátua de Maurício de Oliveira
Data e horário: 25/mai (quarta-feira), às 19h00
Local: Praia de Camburi (próximo ao quiosque 4), Vitória

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória