Pular para o conteúdo principal

Bernadette Lyra é destaque no VIII Encontros no Jardins, em Vitória

Bernadette Lyra lançará a obra 'A Capitoa'. (FOTO: Divulgação)
Acontece nesta quarta-feira (25), a partir de 18h30, o VIII Encontros no Jardins, no Shopping Jardins, em Jardim da Penha, Vitória. A programação tem início com o show Alvinitente, de Alex Krüger & Betho Penedo, uma apresentação poética/musical que procura preencher um vazio na divulgação da cultura capixaba, promovendo autores e obras em todas as áreas artísticas e dando oportunidade e visibilidade a novos talentos. Outra atração musical é o cantor Denisson Nunes, que fará o lançamento do disco Viver É.

Mas a principal atração da noite será a escritora e ocupante da Cadeira número 1 da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), Bernadette Lyra, que fará o lançamento da obra "A Capitoa". O livro foi escrito após pesquisas feitas pela escritora capixaba no Brasil e em Portugal. Nesse romance, que apesar do contexto histórico é uma história de ficção, a vida de três mulheres se entrelaçam: Ana, Luisa e Antônia. Elas deixam o lugar em que vivem, atravessam o mar e vêm morar em uma sesmaria selvagem. Até que ocorre a misteriosa morte de um capitão-mor, que é, respectivamente filho, marido e amante de cada uma delas. Então tem início uma trama cheia de ressentimentos mesquinhos, interesses escusos, tormentos cruéis, delírios desvairados, desencontros amorosos e pequenas vinganças que envolvem, sobretudo, aquela entre as três que herda a posse das águas e da terra e passa a ser chamada de A Capitoa.

Estátua inspirada na obra de Bernadette Lyra
Na última segunda-feira (23), no encerramento dos festejos em comemoração aos 481 anos de descoberta do solo Espírito-Santense, na Casa da Memória, na Prainha, em Vila Velha, foi inaugurada a estátua da primeira governadora do Brasil e única do Espírito Santo, Luíza Grimaldi (ou Grinalda). A escritora Bernadette Lyra, presente no evento, desenvolveu um papel muito importante em todo o processo de criação do escultor, que usou como apoio as descrições de seu livro "A Capitoa". O evento foi idealizado e organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV).

Programação completa do VIII Encontros no Jardins:
18h30 - Show Alvinitente, com Alex Krüger & Betho Penedo
19h30 - Lançamento do livro "A Capitoa", da escritora Bernadette Lyra
20h00 - Sarau Poético, da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras
21h00 - Lançamento do disco Viver É, de Denisson Nunes

Comentários

Mais lidas

Viradão Vitória: muita cultura e agito no Centro da capital capixaba

Silva lança clipe de parceria com Anitta em música do novo álbum

História e turismo: aventura e desafios do Mestre Álvaro

Destaque da cena musical capixaba, Solveris comanda show na SubTrópico