Pular para o conteúdo principal

Zé Renato lança o álbum infantil "Água Pras Crianças", com alerta para problemas ambientais

O cantor e compositor Zé Renato lançou o álbum infantil Água Pras Crianças, no Dia das Crianças, na última terça-feira (12). O projeto reúne canções inéditas sobre o tema da água e traz um alerta sobre os problemas ambientais do planeta.

Zé Renato, Lenine e as crianças do coral. (FOTO: Philippe Leon)
Lançado pelo selo Sesc, o trabalho do capixaba está disponível em todas as plataformas digitais e também na plataforma Sesc Digital. O projeto reúne canções sobre o tema da água e foi gravado com o coro do Instituto Sabendo Mais, da Escola Nova Holanda da Maré, do Rio de Janeiro/RJ.

Outros nomes de destaque da Música Popular Brasileira (MPB) foram convidados: Lenine (PE), Pedro Luís (RJ), Geraldo Azevedo (PE) e Marina Íris (RJ).

A ideia
O álbum Água Pras Crianças começou a ser gestado em 2007 a partir da preocupação do artista com os danos causados a rios e mares pela poluição e o aquecimento global. "Papai, cuidado se não vai acabar a água do mundo", avisou na época o filho do cantor, Benjamim, então com quatro anos, enquanto o artista se barbeava com a torneira aberta.

O alerta do menino sedimentou em Zé Renato a ideia do disco, esboçado com registros seminais em 2010, mas efetivamente gravado entre fevereiro e março de 2020, na capital carioca, pouco antes de a pandemia chegar ao Brasil e impor o fechamento de palcos e estúdios de gravação.

O álbum foi gravado com o coro de 10 crianças e é composto por dez faixas inéditas. Zé Renato também fez a direção musical do álbum, que também contou com o maestro Cristóvão Bastos (arranjos de sopro), Yuri Queiroga (samples, sinths e baixo), Mú Carvalho (marimba, piano, cordas e órgão), Luís Felipe Lima (violão de 7 cordas) e Thiago da Serrinha (cavaquinho).

O artista
José Renato Botelho Moschkovich, mais conhecido como Zé Renato, é cantor, violonista e compositor. Nasceu em Vitória, em 1º de abril de 1956.

Desde cedo adotou o Rio de Janeiro como sua cidade, o que acabou por refletir diretamente na sua música. Com mais de 40 anos de carreira, iniciou sua trajetória com o grupo Cantares, ao lado de Juca Filho e Marcos Ariel, fundando, na sequência, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre em 1978, com o qual ganhou projeção nacional e gravou diversos discos.

Construiu sua carreira solo paralelamente ao seu trabalho com o Boca Livre, participando individualmente de vários projetos musicais. Com Água Pras Crianças, chega a 19 discos lançados.


Ficha técnica
Álbum: Água Pras Crianças
Data de lançamento: 12 de outubro
Artista: Zé Renato & convidados (Coro Instituto Sabendo Mais, Geraldo Azevedo, Lenine, Marina Iris e Pedro Luís)
Idealização, direção musical e arranjos: Zé Renato
Direção de produção: Memeca Moschkovich
Produção executiva: Guete Oliveira
Assistentes de produção executiva: Mariana Athayde e Ana Terra Moschkovich
Projeto gráfico e fotos: Philippe Leon
Foto Zé Renato: Bia Giacomini
Técnicos de gravação: Fabiano Estevão e Fernando Fischgold
Assistente de gravação: Raphael Castro
Mixagem e masterização: Fabiano Estevão (Rockit Estúdios)
Edição: Selo Sesc
Violão e voz: Zé Renato
Voz: Pedro Luís
Beat, samplers, percussão, synth, baixo e guitarra: Yuri Queiroga
Trombone: Everson Moraes
Percussão: Marcelo Costa
Coro: Duda Daniel, Miguel Thiago, Gabrielle Rocha, João Carlos, Sophya Pelais, Asafe Adonai, Gaby Vieira, Miguel Carneiro, Sofia Carneiro e Débora Souza (Instituto Sabendo Mais – Escola Nova Holanda da Maré)
Regência: Fabiano Monteiro (Instituto Sabendo Mais – Escola Nova Holanda da Maré)

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC