Pular para o conteúdo principal

Tião Xará recebe homenagem no Festival de Cinema de Vitória por sua contribuição para a cultura capixaba

A emoção tomou conta da noite de encerramento do 29º Festival de Cinema de Vitória no último sábado (24). O multiartista Tião Xará foi o Homenageado Capixaba desta edição.

Ele subiu ao palco do Teatro Glória, no Centro cultural Sesc Glória, para receber o Caderno do Homenageado, uma publicação biográfica exclusiva que aborda sua trajetória e o Troféu Vitória pela sua contribuição à cultura capixaba, além do carinho do público.

Tião Xará foi o Homenageado Capixaba desta edição do festival. (FOTO: Thais Gobbo/Acervo Galpão IBCA)
O músico João Moraes, amigo do homenageado, foi quem entregou o Troféu a Tião Xará. “Tem pessoas, seres humanos, entidades, que representam a sua região. Elas são o reflexo dos seus espaços, da cidade e do estado. É o caso do Tião. Eu tenho muito orgulho de ser amigo dele. E de ter sido convidado para entregar esse prêmio”, disse ele emocionado.  

Tião começou seu discurso agradecendo ao Festival de Cinema de Vitória pela homenagem. “Eu estou extremamente honrado e comovido com essa homenagem. Para não perder a mania de cinema, eu fiz aqui roteiro, com uma sequência, para não esquecer nenhum registro e fiz 13 anotações (risos)”, contou.

E completou: “Primeiro agradecer imensamente a Lucia Caus, ao pessoal que fez o caderno, toda a produção pelo carinho. Este festival, nós que somos da área e as pessoas que frequentam, temos um carinho muito especial. Queria também render uma homenagem a Vera Viana e ao Orlando Bomfim, que na trajetória do festival tiveram contribuições muito importantes”.

Depois ele agradeceu a pessoas fundamentais para a sua construção o universo do audiovisual e de todas as lutas que ele travou ao longo de mais de 40 anos.

Tião Xará também agradeceu a presença da família e falou sobre a importância dos seus pais e dos amigos na sua trajetória.

“Fazer um agradecimento a minha família. Meus irmãos estão aqui. Nossos pais, minha mãe Penha e meu pai Sebastião, que já não estão com a gente mas nos deram uma família com muito amor e muita harmonia e são muito importantes na minha vida. E essa importância eu levo para os amigos, que são pessoas que ao longo da trajetória a gente vai encontrando e criando essas raízes”.

Leia mais

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena