Pular para o conteúdo principal

Cine Por Elas debate a presença de mulheres na política nesta quarta (28)

As mulheres são a maioria da população, somando quase cinco milhões a mais do que homens no Brasil, segundo o IBGE. Porém, essa grande quantidade não se reflete na política, na câmara federal as mulheres são 15% dos cargos ocupados e no senado, são apenas 12%. Portanto, falar sobre a presença de mulheres na política se torna essencial durante as eleições de 2022.

Pensando nisso, o Cine Por Elas, cineclube feminista de Vila Velha promove, nesta quarta-feira (28), às 19 horas, o encontro “Mulher e a Política”, com entrada gratuita.

Os encontros do Cine Por Elas acontecem mensalmente em Vila Velha. (FOTO: Andressa Freitas)
O documentário analisado em setembro é o Democracia em Vertigem, filme de Petra Costa, que fala sobre o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Roussef, considerado um dos principais elementos da ascensão da extrema-direita no poder.

O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma.

Nesta sessão o Cine Por Elas contará com a participação de Jaqueline Saiter, tem especialização em Direito Público e Processual Público e mestre em Direito e Garantias Constitucionais Fundamentais.

Em seu projeto online, chamado “Vai Por Elas” ela dedica o espaço às mulheres na política e vem trazendo um trajeto histórico da mulher e seus direitos na política, assim como uma retrato da representatividade da mulher na atual eleição.


O projeto Cine Por Elas é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.

O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans.

Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista.

Outro projeto criado pelo coletivo foi o “Segue o Fluxo”, que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

A especialista em Direito Público Jaqueline Saiter é a convidada. (FOTO: Divulgação)
Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (Coordenação); Giovana Bazoni, Sarah Abner e Juliana Mentros (Conselho), Carolina Pitol (Mobilização); Laura Paste (Curadoria Psicológica); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Ariai Teodoro e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinematográfica); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog). A arte da divulgação é de autoria de Aryane Fraga.

Serviço
Cine Por Elas - Mulher e a Política
Data e horário: 28/set (quarta-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha
Entrada: Gratuita
Capacidade: 40 lugares
Classificação: 18 anos

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória