Pular para o conteúdo principal

Com curiosa seleção de imagens, Danilo Ferraz estreia videoclipe de "Rua Sete"

Envolto em um conceito nostálgico e com uma curiosa seleção de imagens, Rua Sete, videoclipe de estreia do compositor e multi instrumentista Danilo Ferraz está disponível no seu canal de YouTube nesta quarta-feira (7).

Danilo Ferraz: estreia do videoclipe de Rua Sete. (FOTO: Miro Soares)
Dirigido pelo artista visual e cineasta Miro Soares - que já colaborou com os músicos capixabas  Fabiano Araújo e Carlos Dalla, com o paulista Dudu Tsuda e com a banda parisiense La Théorie des Nuages -  a canção é a primeira música de trabalho de Sábado, primeiro disco solo de Danilo lançado no final de 2021.

O videoclipe é produzido a partir de uma coleção de imagens de arquivo, registradas em Super-8, formato cinematográfico bastante utilizado a partir da década de 60. De origem desconhecida, essas imagens fazem parte de um acervo pessoal que o diretor Miro Soares vem construindo ao longo dos anos, a partir de aquisições em feiras, lojas de antiguidades e nos chamados "mercado de pulgas" na Europa e no Brasil.

De acordo com o músico, essas imagens de "garimpos" do diretor se conectam perfeitamente ao conceito de nostalgia da letra da canção, que narra a passagem do tempo em uma Rua Sete.

"É uma coleção de imagens de encontros familiares em épocas e lugares diferentes que amarraram um cenário imaginário naturalmente na intenção da letra. Outro aspecto legal é que são bons momentos de pessoas completamente desconhecidas que trazem a percepção do tempo que já passou", destaca Danilo.


Com relação à concepção do videoclipe, Miro Soares explica um pouco sobre seu processo de criação: "Rua Sete é uma música que transpira nostalgia. Ouvindo a música e observando a letra, para mim ficou evidente a necessidade de representar um mergulho nas memórias do passado. E, nesse sentido, nada mais emblemático do que as imagens em Super-8".

E sobre a música de trabalho escolhida ele comenta: "É curioso porque eu conheço o trabalho do Danilo como um cara do Rock 'n' Roll, da hiper agitação, e nessa música ele surpreende apresentando também uma faceta de muita sensibilidade".

 A música
Rua Sete faz parte do álbum Sábado (selo Mantra Records, Chinelada Records 2021). O trabalho está disponível em todas as plataformas digitais. A influência do som feito por Danilo segue o rock espacial psicodélico e progressivo nacional e internacional dos anos 70, de bandas como Pink Floyd, Mutantes e o movimento dos mineiros do Clube da Esquina.

Experimental, o compositor durante a pausa das atividades musicais causada pelo contexto da pandemia em 2021, reuniu músicas que nunca foram usadas por seus projetos (como sua banda Volapuque) e transformou em um álbum repleto de cores psicodélicas.

Produzido por Bernardo John (Auri, Auria)  Sábado trouxe o músico cantando e gravando 10 músicas, além com a participação de vários convidados da cena capixaba: o cantor e compositor Juliano Gauche, o saxofonista Salsa Brezinski, o flautista Iago Tartaglia (da banda Gastação Infinita), o tecladista Mario Schiavini, o percussionista Zé Tom, o baterista Douglas Helmer, o violinista argentino Martino Paz e da atriz Roberta Portela.


Ficha técnica
Música: Rua Sete
Data de lançamento: 7 de setembro (videoclipe)
Direção e fotografia: Miro Soares
Estúdio: Mantra/Chinelada Records
Produção musical: Bernardo John e Danilo Ferraz
Gravação e mixagem: Guilherme Madeira, Bernardo John e Danilo Galdino
Masterização: Igor Comerio
Guitarra, vocais, sintetizador, contrabaixo, efeitos, percussão, samplers, teclado e violão: Danilo Ferraz
Violino: Martin Paz

Comentários

Mais lidas

Grandes atrações musicais nas festas do município de Fundão

Professor capixaba de dança lança videodança online

Em primeiro single após “rebatismo”, Thiago Maré lança “Marés” no dia do seu aniversário