Pular para o conteúdo principal

Primeiro documentário sobre Linhares mostrará história da cidade de 222 anos

A cidade de Linhares, localizada na região Norte do Espírito Santo, completou 222 anos no último dia 22 de agosto e em comemoração, vai ganhar em outubro o seu primeiro documentário.

A obra audiovisual Vê Se Cresce, Garota!, idealizada por Nildo Fröhlich, da produtora linharense AZB Filmes, é uma parceria com outras produtoras do município de Linhares, de Florianópolis e de Volta Redonda e está na fase final de gravação.

Cena do documentário sobre a história e desenvolvimento de Linhares. (FOTO: Divulgação)
O diretor do filme, Nildo Fröhlich, destaca a relevância da obra para o município de Linhares.

"O filme visa valorizar Linhares, através de uma linguagem cinematográfica mostrando os contextos histórico, cultural, econômico, social e industrial. Visamos neste projeto a produção e difusão de bens culturais de qualidade para o cinema, com o intuito de divulgar a produção artística local e cultural linharense", conta.

O cineasta explica de onde surgiu a ideia de iniciar esse projeto. "Antes de tudo, somos linharenses apaixonados por nossa terra, e Linhares merece essa linda homenagem. Observamos na fala e na linha de pensamento de muitos jovens atualmente, de querer ir para grandes centros por não enxergarem oportunidades dentro do município de Linhares, que deu o start perfeito para produzirmos o projeto deste filme documentário".

O filme mistura o conceito histórico dentro da dramaturgia com uma linguagem direta para o público jovem. O objetivo é mostrar a história por meio da linguagem cinematográfica, de uma forma que atraia a juventude para dentro do cinema, onde eles possam conhecer mais do potencial do município e despertar neles um pensamento global com ação local.


"Produzir algo para o cinema é complexo, por esse motivo,estamos trazendo neste projeto uma nova forma de patrocínio junto dos nossos parceiros, com o padrão de Hollywood", explica o produtor executivo Flávio Rosamovitz Jr

Desenvolvimento
Luiz Gustavo Cardoso, CEO da Saints Company, uma das produtoras do documentário, explica o que os telespectadores podem esperar nas telas do cinema.

"O filme mostra uma Linhares que o linharense, o Brasil e o mundo precisam conhecer melhor. Buscamos entender quais os fatores impactaram no desenvolvimento da cidade. E durante esse processo chegamos a conclusão de que as pessoas em um parâmetro geral, desconhecem o potencial e impacto do município na vida de cada um que reside aqui, no Estado e no Brasil. As pessoas vão se surpreender no que estamos fazendo".

O projeto também visa cumprir critérios ambientais, sociais e de governança (ASG/ESG), do qual irá distribuir ingressos sociais, junto à secretária de Educação, para a democratização do acesso ao cinema a jovens da rede pública municipal de de ensino, além da arrecadação de alimentos não perecíveis para doação a famílias de baixa renda do município de Linhares. 

O filme Vê Se Cresce, Garota! é uma produção da AZB Filmes, em coprodução com Saints Company, Cineon Films e BEO Ltda. O filme será exibido Cine Ritz Conceição em Linhares, e ainda não tem data de estreia definida.

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil