Pular para o conteúdo principal

Jura Fernandes lança podcast "A Hora da Música" para valorizar todo o setor musical

Superação na pandemia, mercado musical e bate-papo com diversos profissionais que trabalham no universo da música: artistas, produtores, assessores de imprensa, técnicos de som, compositores, entre outros.
 
Esse é o contexto do podcast "A Hora da Música", programa que estreia na próxima segunda-feira (10), e será comandado pelo professor, multi-instrumentista e compositor Jura Fernandes.

O multi-instrumentista e compositor Jura Fernandes. (FOTO: Divulgação)
 "Queremos mostrar que a área da Cultura é cada dia mais necessária à sociedade e que os profissionais, apesar deste momento difícil e triste, estão tentando se reinventar", afirma o músico.
 
Os episódios, de 20 minutos cada e que vão ao ar uma vez por semana, serão disponibilizados nas principais plataformas de streaming: Spotify e Apple Music. Significa, como observa Jura, "facilidade e liberdade para o ouvinte escolher hora e local para escutar uma boa entrevista".
 
"Podcasts, shows on-line, gravações em home studios, lançamentos de singles e discos, produção de festivais virtuais... As produções artísticas têm acontecido com superação e a ajuda dos editais", completa Jura Fernandes.
 
Primeiro episódio
A primeira entrevista do programa "A Hora da Música" nas plataformas de streaming será com a produtora musical Sandra Vasconcellos. Conhecida e experiente no mercado cultural, ela é formada em produção executiva de shows e eventos e já trabalhou com bandas e artistas como Casaca, Macucos, Java Roots, Solana, Dallas Country, Gustavo Macacko, Regional da Nair e outros.   
 
Jura e Sandra Vasconcellos, aliás, trabalharam juntos em eventos como Viradão Vitória, Mar da Música e quando o instrumentista era guitarrista do Casaca, no início dos anos 2000.
 
Jura é responsável por solos e temas marcantes do Casaca, como a melodia da guitarra na canção Vida de Salário, o dedilhado na introdução de Anjo Samile ou o belo tema de guitarra no começo de Ilha.   
 
O programa "A Hora da Música" conta com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult). 

Além da produtora Sandra Vasconcellos, já estão na lista de convidados o DJ Zappie Pimentel, o cantor e compositor Gustavo Braz, o músico e especialista em cultura pop João Fernandes e o tecladista e beatmaker Barol Beats.
 
Jura Fernandes
Natural de São José dos Campos, o compositor e multi-instrumentista mantém, desde 1995, relação espiritual e sonora com o Congo e a Barra do Jucu. Apesar de ter a guitarra como principal instrumento, os elementos percussivos sempre influenciaram seu som.

Jura tem em seu currículo participação em 12 discos, dos quais quatro são do Casaca - Casaca, Na Estrada, Ilha e No Tambor, na Casaca e na Guitarra. Também gravou trabalhos autorais, como o Jura que é Forró e o Special Gig, além de ter tocado as guitarras no álbum do Bloco Surpresa, do Carnaval de 2013.

O compositor também se apresentou por dois anos na França, como guitarrista e cavaquinista, em casas de show renomadas mundialmente, como o Blue Note. Durante a carreira, Jura teve ainda participações em canais como a MTV e programas como o de Serginho Groisman.

 Serviço
Lançamento do podcast "A Hora da Música", de Jura Fernandes
Data: 10/mai (segunda-feira)
Plataformas: Spotify e Apple Music
Primeira convidada: Sandra Vasconcellos

Comentários

Mais lidas

Maior referência da arte naif do Espírito Santo participa de exposição na Argentina

Nosso Rap celebra cena do rap capixaba com Dudu, Beth, Afronta, VK Mac e Tibery

Agenda Capixaba #86: shows, festas e eventos culturais de 8 a 14 de agosto