Pular para o conteúdo principal

Morre o ator José Luiz Gobbi, aos 66 anos, intérprete da personagem Marly

O ator, produtor e diretor teatral José Luiz Gobbi, intérprete da eterna solteirona Marly da peça Hello Creuzodette, morreu aos 66 anos na noite desta quinta-feira (13). A informação foi confirmada por amigos do artista em redes sociais.

José Luiz Gobbi em registro na região de Divino de São Lourenço. (FOTO: Reprodução/Facebook)
José estava intubado por complicações a partir de uma insuficiência respiratória. Ele ficou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Santa Casa de Misericórdia, de Guaçuí, no sul do Espírito Santo.

No fim da tarde, a notícia da internação foi dada pela irmã do artista, a médica Penha Gobbi Fraga. Em uma publicação nas redes sociais, ela pediu orações para o irmão.

O artista era também servidor público aposentado pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) se mudou de Vitória e morava, desde 2020, em Patrimônio da Penha, na região do Alto Caparaó, em Divino São Lourenço.

José Luiz Gobbi interpretando a personagem Marly. (FOTO: Reprodução/Arquivo)
Carreira
Já ocupou cargos de assessoramento técnico na Fundação Jones dos Santos Neves, onde participou de diversos trabalhos técnicos publicados e de cargos administrativos de direção no antigo Departamento Estadual de Cultura, hoje Secretaria Estadual de Cultura (Secult),  Televisão Educativa do Espírito Santo (TVE) e consultor do Tribunal de Contas do ES. 

Paralelo a isso, seus espetáculos, apresentados em vários estados do Brasil, além de Paris, na França, e Lisboa, em Portugal, tiveram grande sucesso de público e de crítica. 

No Twitter, o governador Renato Casagrande lamentou a morte de José Luiz Gobbi. "A cultura em luto. Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ator José Luiz Gobbi, um dos grandes nomes da nossa cultura. A dramaturgia capixaba perde um grande expoente. Meus sentimentos à família e aos amigos. Descanse em paz", escreveu.

Inclusive, no dia 31 de março o artista publicou que havia tomado a primeira dose da vacina de Covid-19, com a Oxford/AstraZeneca. "Chegou a minha vez de renovar as esperanças. Saúde e vacina para todos", pediu Gobbi na época.
Sucesso com Marly
Gobbi encarnou a personagem Marly pela primeira vez no espetáculo Hello Creuzodete em 1992. A personagem é uma mulher que vive sozinha em seu apartamento e que não consegue arranjar um namorado, e passa o tempo falando com a amiga Creuzodete pelo telefone. 

Ela foi criada em 1973 pelo jornalista, ator, escritor, poeta e cartunista Milson Henriques (1938-2016). Originalmente, Marly existia apenas nas tiras de quadrinhos, publicadas no extinto jornal impresso A Gazeta, até ganhar vida através de Gobbi nos palcos. A personagem é reverenciada como ícone da cultura capixaba.

Hello Creuzodete foi sucesso absoluto, com 133 apresentações ininterruptas ao longo de um ano e meio. Outros três espetáculos foram criados. O último deles apresentado em 2007. Gobbi fazia performances com a personagem em eventos privativos. 

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória