Pular para o conteúdo principal

Destaques OMMC #83

Domingo de Pentecostes e Vila Velha
A cidade de Vila Velha celebrará o aniversário de 486 anos no próximo dia 23 de maio, que é Domingo de Pentecostes em 2021, assim como foi na mesma data em 1535, quando o donatário Vasco Fernandes Coutinho chegou em terras capixabas. Foi o motivo que inspirou o português a dar o primeiro nome de Vila do Espírito Santo, em referência ao Divino Espírito Santo, ao território canela-verde.

Tradicionalmente, o Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e no décimo dia depois do dia da Ascensão. Celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém.

Após desembarcar com cerca de 60 pessoas, Vasco Coutinho estabeleceu-se no sopé do morro da Penha. Logo surgiram as primeiras edificações, um forte, uma igreja e engenhos de açúcar. Como capitão donatário, Coutinho distribuiu terras em sesmarias para os colonos portugueses.

Arte representando a chegada de Vasco Coutinho a Vila Velha. (FOTO: Reprodução/Site Morro do Moreno)
Semana da Denúncia contra o Racismo
A Semana da Denúncia contra o Racismo, que marca os 133 anos da assinatura da Lei Áurea no Brasil, o Dia da Denúncia contra o Racismo e o aniversário de 28 anos do Museu Capixaba do Negro (Mucane) - todas as datas celebradas em 13 de maio -, terminou na última sexta-feira (14), com a exibição de Estandarte Negro – do Maciço Central ao Armazém, no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.

Rômulo Corrêa dos Santos, que é pesquisador da memória da cultura negra capixaba e formado em Dança Afro-brasileira Cênica pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), trouxe relatos, histórias e símbolos dos elementos patrimoniais presentes na obra Estandarte Negro, mostrando como a paisagem urbana de Vitória contribuiu para a construção visual do processo de pesquisa e confecção da peça.


Aniversariantes de maio
Claudia Léssi e Lucas Arruda (3); Alex Emissário e Carol - Carol & Priscila (4); Wal Barcellos (5); Saulo Simonassi e Peujor (7); Paolla B (8); Manel Fogo (9); Tamy, Larissa Veloso e Rabannada (10); Cecitônio Coelho (11); Dan Abranches (12); Adikto (13); Penélope (16); Gustavo Ortega - DJ (17); Ingrid Collares (18); Andrew Laureth e Anderson Baduh (20); Breno Fiorin - Breno & Bernardo (23); Sammuca 05 (27) e; Dinho Rocha (28). Felicidades e sucesso a todos!

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa