Pular para o conteúdo principal

Colonização: Fogo simbólico marca transferência da capital para Vila Velha

A capital do Estado do Espirito Santo agora está sediada em Vila Velha. Desde as 18 horas desta quarta-feira (22), o fogo simbólico que marca a transferência do Poder já está em território canela-verde. 

O fogo foi trazido ao município por mais de 50 atletas das forças de segurança, incluindo agentes da Guarda Municipal e guarda-vidas, que percorreram 14 km até a chegada no Parque da Prainha, assim como fez o donatário Vasco Fernandes Coutinho, em 1535, quando veio de Portugal.

Atletas chegam a Prainha com o fogo simbólico, que transfere a capital para Vila Velha. (FOTO: Félix Falcão/PMVV)
O prefeito da cidade, Max Filho, acompanhou tanto o momento da transposição do fogo a partir da sede do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, ao lado do governador Renato Casagrande, como da recepção da pira no Parque da Prainha. 

A transferência do fogo simbólico se dá em função do aniversário da colonização do solo espírito-santense, comemorado em 23 de maio de 1535, momento em que o município completa 484 anos.

O fogo fica em uma pira em frente à igreja do Rosário, no Parque da Prainha, sob a guarda dos desbravadores. Na manhã desta quinta-feira (23), é transferido para a Praça Duque de Caxias, local do desfile cívico-militar. 

Militares da Marinha, Exército, Polícia militar, Corpo de Bombeiros e Policia Civil também integraram o grupo que trouxe o fogo para o município.

Na recepção, Max Filho, fez questão fazer um resgate histórico da cidade, além de falar das realizações a serem concretizados, principalmente as obras de macrodrenagem com investimentos do Estado. 

"Vila Velha completa 484 anos. São 484 motivos que nós temos para celebrar e declarar o nosso amor pela cidade. E apesar das dificuldades, não a trocamos por nenhuma outra cidade do mundo", disse o prefeito.

Serviço
Colonização Solo Espírito-Santense - Desfile cívico-militar "Capixaba, muitas culturas, uma história"
Data e horário: 23/mai (quinta-feira), a partir de 07h50
Local: Av. Jerônimo Monteiro, Centro, Vila Velha
Programação: (07h50) Revista à Guarda de Honra da Polícia Militar, pelo governador Renato Casagrande, em frente à Praça Duque de Caxias; (08h30) Início do desfile cívico militar

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena