Pular para o conteúdo principal

Vitória: 471 anos de história da capital capixaba

Vitória é uma das cidades mais antigas do Brasil. Cheia de charme e história, a capital capixaba comemora 471 anos nesta quinta-feira (8) e continua encantando moradores e turistas com suas belezas naturais, seu patrimônio histórico e cultural, sua gastronomia e muitos mais.

Vista aérea da capital Vitória, que completa 471 anos. (FOTO: Tadeu Bianconi/Governo ES)
A Ilha de Vitória é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 105 km². As paisagens da cidade encantam quem chega, quer seja de avião, navio ou pela via terrestre.

Sete pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente. A cidade foi fundada no dia 8 de setembro de 1551, na então ilha de Guananira ou Ilha do Mel, nome dado pelos povos indígenas.

Entre os atrativos, a localidade se destaca pelos vários parques urbanos, trilhas com mirantes e monumentos naturais, entre eles, o Penedo de Vitória, a Pedra da Cebola e a Pedra dos Olhos.

Mas quem pensa que Vitória se resume a esses pontos turísticos está enganado. Quem for à cidade não pode deixar de provar a culinária local, liderada pela deliciosa Moqueca Capixaba e que está presente no cardápio da maioria dos restaurantes da capital.

Diferente das demais moquecas do país, o prato tem em sua receita o urucum, que dá cor ao alimento, e o azeite de oliva. Outra distinção é a preparação na panela de barro, feita pelas artesãs do bairro da capital, Goiabeiras Velha. Elas moldam, queimam e tingem o recipiente com cascas tiradas diretamente de manguezais.


Praias
Agora, para quem quiser pegar um sol em Vitória, opções não faltam. A Praia de Camburi é a maior da capital e uma das mais visitadas. É lá que acontecem os principais eventos esportivos, como torneios nacionais e mundiais de vôlei de praia, futebol de areia, campeonatos de vela, entre outros.

Os turistas ainda podem visitar o píer de Iemanjá, um dos principais pontos turísticos da região. Quem for adepto dos esportes aquáticos, a praia Curva da Jurema é uma boa opção. E ainda tem a Praia das Castanheiras, que possui pequenas piscinas naturais, além do mar aberto.

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena