Pular para o conteúdo principal

Releitura de clássico de Molière estreia em Vitória neste fim de semana

Um dos clássicos do francês Molière, O burguês fidalgo ganha versão escrita e encenada por Abel Santana e grande elenco. A montagem, que retrata as aventuras de um burguês que sonha em se tornar membro da nobreza, estará em cartaz neste sábado (3) e domingo (4), às 19 horas, na Sala Abel Santana, em Vitória.

O elenco da peça O burguês fidalgo, em cartaz em Vitória. (FOTOS: Janini Paganini)
A peça conta a história de Monsieur Jourdain, burguês rico que deseja, a todo custo, tornar-se aristocrata. Para tal, empenha-se arduamente em aprender as maneiras dos nobres e até contrata diversos professores para ensinar-lhe bons modos, só não contava que, na realidade, trata-se de charlatões que só querem o explorar. Com sonhos cada vez maiores de ascensão social, deseja casar sua filha com um nobre, ignorando sua paixão por Cléonte, rapaz da classe média.

Os figurinos de época dos personagens são exclusivos, criados pelas experts Angela Mendes e Sara Mendes, que também assinam o cenário. Grasie Fink, além de atuar, também coreografa algumas performances do elenco, formado também pelos atores Adriana Martinez, Ana Paula Curitiba, Clarisse Moraes, Davi Landeiro, Deise Freitas, Delza Marim, Jullya Rosa, Kelvin Brandão, Letícia Carvalho, Matheus Fosther, Sammy Moreira, Thais Borsoneli, Vania Cunha e Viviane Cardoso.

Processo criativo
Todo o elenco passou por um processo criativo para a construção dos personagens e do espetáculo como um todo. Além da leitura do texto original que foi adaptado, foram feitas atividades de improviso, para que todos os atores pudessem estudar e entender todos os personagens da peça.

"É fundamental que todos entendam o texto, a época na qual o escritor produziu o roteiro. Essa ambientação faz toda a diferença no resultado do trabalho", afirma Abel Santana, que além de dirigir também protagoniza o espetáculo.        

As figurinistas Angela e Sara Mendes também participaram deste processo, definindo a criação das vestimentas dos personagens e até os tecidos mais adequados, levando em consideração uma série de fatores, como a movimentação feita em cena, por exemplo, já que uma escolha equivocada pode atrapalhar a mobilidade do artista em cena.

"Nesta peça, especificamente, tivemos um trabalho coreográfico de Grasie Fink que nos auxiliou com a cena de abertura, com a cena final e com performances de alguns atores", destaca Abel Santana.

Os ingressos custam R$ 37 (meia entrada) e estão à venda no Sympla. Todos que adquirirem ingressos até este sábado (3), pagam meia entrada.

Serviço
Peça "O fidalgo burguês", adaptação de Abel Santana para o clássico de Molière
Datas e horários: 3 e 4/set (sábado e domingo), às 19h
Local: Sala Abel Santana - Av. Dante Michelini, 501, Jardim da Penha, Vitória
Ingressos: R$ 37 (meia/até dia 3, todos pagam meia entrada)
Vendas: Site Sympla
Classificação: 10 anos
Informações: (27) 99860-8670

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa