Pular para o conteúdo principal

Festival de Cinema de Vitória terá exibição de 83 filmes com entrada gratuita

Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória (FCV) acontece desta segunda-feira (19) até o próximo sábado (24), em sua 29ª edição. Serão exibidos 83 filmes ao longo de seis dias de evento. Toda a programação é gratuita.

A programação acontece no Centro Cultural Sesc Glória, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no CEET Vasco Coutinho, e no hotel Golden Tulip Porto Vitória, e inclui mostras competitivas, debates com os realizadores, homenagens e atividades de formação, transformando a cidade de Vitória na capital do cinema.

Capitão Astúcia será exibido na 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. (FOTO: Divulgação)
"É sempre um desafio e, ao mesmo tempo, um prazer dar visibilidade para tantos filmes. É uma alegria poder testemunhar o potencial criativo dos realizadores brasileiros através da seleção do 29º Festival de Cinema de Vitória", afirma Lucia Caus, diretora do evento.

A diretora também lembra do destaque a personalidades homenageadas nesta edição. "Temos a honra de homenagear duas personalidades tão importantes para a cultura produzida no Brasil, a atriz Bete Mendes e o cineclubista e produtor cultural, Tião Xará, além de realizar as tradicionais atividades de formação, fortalecem o intercâmbio com a educação, e são um dos pilares da história do festival. Esta edição é uma grande celebração da cultura brasileira", diz.

Mostras competitivas
Durante os dias de programação do Festival de Cinema de Vitória, o público poderá conferir 75 filmes, entre longas e curtas-metragens, que apresentam um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea, e integram a programação das 11 Mostras Competitivas que acontecem no Centro Cultural Sesc Glória.

Escolhidas pela Comissão de Seleção, formada por profissionais que mantêm estreita relação com o universo audiovisual, as obras concorrem ao Troféu Vitória em 34 categorias. A escolha dos vencedores é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais do cinema, além da votação pelo Júri Popular.

Debates
Os debates acontecem sempre às 10 horas, no hotel Golden Tulip Porto Vitória, e são abertos ao público. De quarta (21) a sábado (24), serão realizados os encontros entre os realizadores e o público da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas.

No sábado (24) também acontece o debate da 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Os bate-papos são mediados pelo jornalista e crítico Filippo Pitanga.

Pluft, o Fantasminha, de Rosane Svartman, é um dos filmes exibidos no 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória. (FOTO: Divulgação)
Festivalzinho
O público infantojuvenil também ganha uma programação especial no evento com a 22ª edição do Festivalzinho de Cinema de Vitória, que acontece entre terça-feira (20) e sexta (23). Serão oito sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 9 e 14 horas, no Cine Metrópolis (Ufes). 

A Mostra tem como foco promover o intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infantojuvenil para o universo das artes.

As instituições de ensino atendidas são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Olivina Siqueira, Manoel Carlos de Miranda, Maria Penedo, e Dinorah Pereira Barcellos, do município de Serra. Também recebem as ações do projeto, duas instituições da cidade de Vitória: a EMEF Eliane Rodrigues dos Santos, e a EMEF Experimental de Vitória.

Serão exibidos oito filmes, entre curtas e longa-metragens. Na sessão matutina, o público irá conferir uma seleção de sete curtas-metragens voltados para o universo infantojuvenil. 

São eles: Coisa de Menina, de Ester Macedo; Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio, de Radhi Meron; Hospital de Brinquedos, de Georgina Castro; Cadim, de Luiza Pugliesi Villaça; Como Levar meu Avô Pro Céu, de Thairo Meneghetti; Hornzz, de Lena Franzz; A Aventura da Primeira Bicicleta, de Carlos Henrique da Costa. Os curtas concorrem ao Troféu Vitória de Melhor Filme, escolhido pelo Júri Popular, formado pelos alunos.

Na parte da tarde, fora de competição, será exibido o longa-metragem Pluft, o Fantasminha, de Rosane Svartman, adaptado do clássico homônimo de Maria Clara Machado.

Sebastião Ribeiro Filho, o Tião Xará, é o Homenageado Capixaba do festival. (FOTO: Thais Gobbo/Acervo Galpão IBCA)
Homenagens
Todos os anos o Festival de Cinema de Vitória homenageia profissionais que contribuem para o fomento da produção cultural brasileira. As homenagens têm a proposta de reforçar o trabalho de documentação e da construção de memória em torno do audiovisual produzido no Brasil. 

No 29º Festival de Cinema de Vitória, as condecorações serão para a atriz Bete Mendes, Homenageada Nacional, na quinta-feira, 22 de setembro, às 19 horas; e para o cineclubista, realizador e produtor cultural Sebastião Ribeiro Filho, o Tião Xará, Homenageado Capixaba, no sábado, 24 de setembro, às 18 horas. As Cerimônias de Homenagem acontecem no Teatro Glória, no Centro Cultural Sesc Glória. 

Os homenageados recebem o Troféu Vitória e um caderno biográfico e inédito, produzido pelos jornalistas Laís Rocio, Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos, que aborda a trajetória de cada um deles, além do carinho do público.

Formações
Depois do Curso Básico de Roteiro, que aconteceu no mês de agosto, em formato on-line com o roteirista José Roberto Torero, o 29º FCV promove outras atividades de formação durante os dias do evento.

São elas: Oficina de Preparação de Projeto para a LICC, com Paulo Boccato, que acontece de 20 a 23 de setembro, das 14 às 17 horas, no Golden Tulip Porto Vitória; e Workshop Narrativas Audiovisuais, com Leandro Soares, no dia 21 de setembro, das 14 às 17 horas, no CEET Vasco Coutinho, no município de Vila Velha. Serão disponibilizadas 20 vagas para a oficina e 70 vagas para o workshop. As inscrições eram gratuitas, mas já foram encerradas.


A programação completa:
- 19/set (segunda-feira)
19h – Abertura do 29º Festival de Cinema de Vitória – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória)
- 11ª Mostra Foco Capixaba – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 14 anos
Marés (Thais Helena Leite, DOC, 14’, ES)  
Kikazaru (Matheus Cabral, EXP, 3’, ES)
Latasha (Alex Buck, FIC, 23’, ES)
Noites em Pandemia (Ricardo Sá, FIC, 8’, ES)
Makumba (Emerson Evêncio, FIC, 24’, ES)

- 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 14 anos
A Mãe (Cristiano Burlan, FIC, 93’, SP)

- 20/set (terça-feira)
9h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória - Cine Metrópolis, Ufes
Coisa de Menina (Ester Macedo, FIC, 10’, DF)
Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio (Radhi Meron, ANI, 10’, SP)
Hospital de Brinquedos (Georgina Castro, FIC, 13’, CE)
Cadim (Luiza Pugliesi Villaça, ANI, 6’, SP)
Como Levar Meu Avô p’ro Céu (Thairo Meneghetti, FIC, 19’, MT)
Hornzz (Lena Franzz, ANI, 5’, RJ)
A Aventura da Primeira Bicicleta (Carlos Henrique da Costa, FIC, 15’, SP)

14h - Oficina de Preparação de Projeto para a LICC, com Paulo Boccato Salão Trindade - Golden Tulip Porto Vitória

14h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória - Cine Metrópolis, Ufes
Pluft, o Fantasminha (Rosane Svartman, FIC, 87’, RJ)

15h - 9ª Mostra Outros Olhares - Programa 1 - Sala Marien Calixte - 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 12 anos
Angu Recheado de Senzala (Stanley Albano, DOC, 19’, MG)
Elusão (Taís Augusto, FIC, 22’, CE)
Casa Torácica (Caio Curvello, DOC, 12’, ES)
Apocalíptico Futuro Poeticamente Primitivo (Leandro Lopes, FIC, 22’, MG)

17h – 11ª Mostra Corsária – Sala Marien Calixte - 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa Livre
Sonhos de Pedra (Thabata Ewara e Nay Mendl, EXP, 12’, SP)
Nunca Pare na Pista (Thamires Vieira, FIC, 19’, BA)
Tekoha (Carlos Adriano, EXP, 14’, SP)
Boa Sorte e Até Breve (Bruna Schelb Corrêa, FIC, 9’, MG)
Fragmentos Pandêmicos (Aline Dias, Marcus Neves e GEXS, EXP, 15’, ES)

19h – 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 1 - Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 14 anos
O Dendê do Mestre Didi (Beth Formaggini, DOC, 5’, RJ)
Manhã de Domingo (Bruno Ribeiro, FIC, 25’, RJ)
Sideral (Carlos Segundo, FIC, 15’, RN)
Infantaria (Laís Santos Araújo, FIC, 23’, AL)

- 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 14 anos
A Mãe de Todas as Lutas (Susanna Lira, DOC, 84’, RJ)

- 21/set (quarta-feira)
9h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis, Ufes
Coisa de Menina (Ester Macedo, FIC, 10’, DF)
Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio (Radhi Meron, ANI, 10’, SP)
Hospital de Brinquedos (Georgina Castro, FIC, 13’, CE)
Cadim (Luiza Pugliesi Villaça, ANI, 6’, SP)
Como Levar Meu Avô p’ro Céu (Thairo Meneghetti, FIC, 19’, MT)
Hornzz (Lena Franzz, ANI, 5’, RJ)
A Aventura da Primeira Bicicleta (Carlos Henrique da Costa, FIC, 15’, SP)

10h - Debate da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas - Salão Trindade - Golden Tulip Porto Vitória

14h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória - Cine Metrópolis, Ufes
Pluft, o Fantasminha (Rosane Svartman, FIC, 87’, RJ)

14h - Oficina de Preparação de Projeto para a LICC, com Paulo Boccato Salão Trindade - Golden Tulip Porto Vitória

14h - Workshop Narrativas Audiovisuais, com Leandro Soares - CEET Vasco Coutinho, Vila Velha

14h – 7ª Mostra Cinema e Negritude – Sala Marien Calixte - 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 16 anos
Nunca Pensei que Seria Assim (Meibe Rodrigues, FIC, 10’, MG)
O Ovo (Rayane Teles, FIC, 23’, BA)
Serrão (Marcelo Lin, FIC, 18’, MG)
Kung Fu Allef (Gabriel Pinheiro, FIC, 8’, DF)
Sethico (Wagner Montenegro, EXP, 14’, PE)

16h - 9ª Mostra Outros Olhares - Programa 2 - Sala Marien Calixte - 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa Livre
Quando as Paredes Falam (Edson Ferreira, DOC, 10’, ES)
Possa Poder (Victor Di Marco e Márcio Picoli, FIC, 19’, RS)
O Plantonista do Dia (Allan Ribeiro, DOC, 17’, RJ)
Tudo que Eu Podia Fazer Era Chorar (Dandara de Morais, EXP, 4’, PE)
Queda (Lia Leticia, EXP, 5’, PE)
Ímã de Geladeira (Carolen Menses e Sidjonathas Araújo, FIC, 19’, SE)

19h – 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 2 - Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 10 anos
Andrômeda (Lucas Gesser, FIC, 14’, DF)
Lua de Sangue (Mirela Morgante e Gustavo Senna, FIC, 19’, ES)
Madrugada (Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza, DOC, 19’, RS)
Solmatalua (Rodrigo Ribeiro-Andrade, DOC, 15’, SP)

- 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 14 anos
Ursa (William de Oliveira, FIC, 70’, PR)

- 22/set (quinta-feira)
9h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória - Cine Metrópolis, Ufes
Coisa de Menina (Ester Macedo, FIC, 10’, DF)
Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio (Radhi Meron, ANI, 10’, SP)
Hospital de Brinquedos (Georgina Castro, FIC, 13’, CE)
Cadim (Luiza Pugliesi Villaça, ANI, 6’, SP)
Como Levar Meu Avô p’ro Céu (Thairo Meneghetti, FIC, 19’, MT)
Hornzz (Lena Franzz, ANI, 5’, RJ)
A Aventura da Primeira Bicicleta (Carlos Henrique da Costa, FIC, 15’, SP)

10h - Debate da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas - Salão Trindade Golden Tulip Porto Vitória

14h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória - Cine Metrópolis, Ufes
Pluft, o Fantasminha (Rosane Svartman, FIC, 87’, RJ)

14h - Oficina de Preparação de Projeto para a LICC, com Paulo Boccato - Salão Trindade - Golden Tulip Porto Vitória
14h - 5ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental - Sala Marien Calixte - 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 12 anos
Cavalo Marinho (Gustavo Serrate Maia, DOC, 25', ES/DF)
Quanto Vale a Vida no Mangue? (Lucas Oliveira, DOC, 23', SP)
Futuros Amantes (Jessika Goulart, FIC, 15', RJ)

15h - Coletiva da Homenageada Bete Mendes - Salão Vitória - Golden Tulip Porto Vitória

16h - 6ª Mostra Nacional de Videoclipes - Sala Marien Calixte - 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 12 anos
Kolapso - Artista: Monkey Jhayam, Enme, Terra Treme - 4' - 2021 - SP/MA - Direção: Lazaro e Jessica Lauane
The End - Artista: Electro Womangroove - 5’ - 2021 - PB - Direção: Helena Lima
Flecha - Artista: Laialex - 5' - 2021 - SP - Direção: Marcelo Engster
Chorar - Artista: Karola Nunes feat. Pacha Ana e Curumin - 5’ - 2021 - MT - Direção: Juliana Segóvia
Tudo Eu - Artista: Amiri - 6’ - 2022 - SP - Direção: Elirone Rosa, Fernando Sá e Ione Maria
Maya - Artista: Tagore - 4' - 2021 - RS - Direção: Fabrício Koltermann
A Dona do Fuxico - Artista: Alexandra Nícolas - 5' - 2021 - MA - Direção: Thais Lima
Arritmia - Artista: Capela - 3' - 2021 - SP - Direção: Aksa Lima 
Sou Negro - Artista: Monique Rocha - 5' - 2022 - ES - Direção: Cintia Braga
Vestida ou Nua - Artista: Clara x Sofia - 7' - 2021 - SP - Direção: Gabriela Moura
Oyá Ê - Artista: Naná Martins - 5' - 2021 - AL - Direção: Anderson Barbosa

19h – 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 3 - Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 14 anos
Hospital de Brinquedos (Georgina Castro, FIC, 13’, CE)
Como Respirar Fora D’água (Júlia Fávero e Victoria Negreiros, FIC, 16’, SP)
Orixás Center (Mayara Ferrão, EXP, 13’, BA)
Fantasma Neon (Leonardo Martinelli, FIC, 20’, RJ)

- Homenagem a Bete Mendes – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória)

 – 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa Livre
Germino Pétalas no Asfalto (Coraci Ruiz e Julio Matos, DOC, 79’, SP)

- 23/set (sexta-feira)
9h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória - Cine Metrópolis, Ufes
Coisa de Menina (Ester Macedo, FIC, 10’, DF)
Aurora - A Rua que Queria Ser um Rio (Radhi Meron, ANI, 10’, SP)
Hospital de Brinquedos (Georgina Castro, FIC, 13’, CE)
Cadim (Luiza Pugliesi Villaça, ANI, 6’, SP)
Como Levar Meu Avô p’ro Céu (Thairo Meneghetti, FIC, 19’, MT)
Hornzz (Lena Franzz, ANI, 5’, RJ)
A Aventura da Primeira Bicicleta (Carlos Henrique da Costa, FIC, 15’, SP)

10h - Debate da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas - Salão Trindade -  Golden Tulip Porto Vitória

14h – 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória - Cine Metrópolis, Ufes
Pluft, o Fantasminha (Rosane Svartman, FIC, 87’, RJ)

14h - Oficina de Preparação de Projeto para a LICC, com Paulo Boccato - Salão Trindade - Golden Tulip Porto Vitória

14h – 7ª Mostra Mulheres no Cinema – Sala Marien Calixte - 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 14 anos
Mórula (Cristal Obelar e Gabriela Cunha, DOC, 9’, RS)
Chão de Fábrica (Nina Kopko, FIC, 24’, SP)
Medusa in.ConSerto (Bruna Lessa, FIC, 20’, SP) 
Namidá (Renata Jesion, FIC, 9’, SP) 
Two Girls With a Movie Camera (Slumber Party) (Victoria Brasil e Thamyris Escardoa, DOC, 7’, ES)

15h30 - 4ª Mostra Do Outro Lado - Cinema Fantástico - Sala Marien Calixte - 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 14 anos
Cósmico (Kapel Furman, FIC, 15’, SP)
Yubitsume (Raphael Araújo, FIC, 5’, ES)
O Que os Machos Querem (Ana Dinniz, FIC, 9’, PB)
AzulScuro (Evandro Caixeta e João Gilberto Lara, FIC, 15’, MG)
Colares, Talvez (Sandro Vilanova, FIC, 25’, DF)

17h - 12ª Mostra Quatro Estações - Sala Marien Calixte - 3º andar (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 14 anos
Tenho Receio de Teorias que Não Dançam (Gau Saraiva, EXP, 4’, BA)
Na Estrada sem Fim Há Lampejos de Esplendor (Liv Costa e Sunny Maia, FIC, 11’, CE)
Filhos da Noite (Henrique Arruda, DOC, 16’, PE)
Hortelã (Thiago Furtado, FIC, 14’, PI)
Não Somos Mais o que Éramos (Patrícia Sá, FIC, 20’, SP)

19h – 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 4 – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 16 anos
Transviar (Maíra Tristão, DOC, 13’, ES)
Sem Título #8: Vai Sobreviver (Carlos Adriano, EXP, 12’, SP)
Calunga Maior (Thiago Costa, FIC, 19’, PB)
Uma Paciência Selvagem Me Trouxe até Aqui (Érica Sarmet, FIC, 26’, RJ)

12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas  – Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) - Classificação Indicativa 10 anos
Capitão Astúcia (Filipe Gontijo, FIC, 90’, DF) 

- 24/set (sábado)
10h - Debate da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas - Salão Trindade - Golden Tulip Porto Vitória

18h - Exibição do Filme Resultado do Laboratório de Formação em Cinema - Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória)

- Homenagem a Sebastião Ribeiro Filho - Tião Xará - Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória)

- Cerimônia de Premiação - Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória)

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória