Pular para o conteúdo principal

Luccas Martins apresenta seu universo criativo em concerto com a Orquestra Sinfônica do ES

Unir a música de matrizes ancestrais africanas e a música regional do Brasil sob uma perspectiva sinfônica: este é o conceito proposto pelo percussionista e artista multilinguagem Luccas Martins no concerto "Handpan Brasileiro: Ancestral e Sinfônico", no qual o músico irá se apresentar como solista convidado junto à Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES).

O espetáculo será realizado no dia 15 de setembro, às 20 horas, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, com a regência do maestro Helder Trefzger e a participação especial do pianista pernambucano Amaro Freitas.

O percussionista e artista multilinguagem Luccas Martins. (FOTO: Giulyanna Cipriano)
Este espetáculo é fruto do projeto Handpan Brasileiro, com o qual Luccas Martins pesquisa e realiza composições desde 2018 utilizando este instrumento percussivo a partir de suas origens afro-brasileiras e de suas vivências em diversos cenários.

Entre outras experiências, o músico já misturou o handpan com o grupo de maracatu Tambores de Inkice e com a banda de congo capixaba Amores da Lua, e trabalhou a música ancestral com o coral indígena Guarani Kuara'y Retxakã, da aldeia Tekoá Mirim, localizada no município de Aracruz, que resultou no álbum Originários do Agora - Música Ancestral Contemporânea (Lôa Discos).

Sua atuação no sentido de interligar fronteiras entre tradição e modernidade rendeu a ele indicações ao Prêmio da Música Brasileira, em 2017, com o álbum Forró Por Aí… (Lôa Discos), com a banda Serelepe, trabalho autoral voltado à música nordestina; e ao Prêmio Profissionais da Música 2020, na categoria "Artistas Intérpretes: Cultura Popular".

Neste concerto inédito com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Luccas Martins se propõe a destacar as possibilidades do handpan, instrumento melódico-harmônico de percussão criado na Suíça, no início dos anos 2000.

Além do handpan, o músico também tocará outros instrumentos como pandeiro, ilú e caxixi, aludindo à sua gênese musical que traz o choro, o ijexá, o baião, a música afro-brasileira e a música regional do Brasil em um contexto mais abrangente.

O repertório terá cinco composições de sua autoria e outras duas do pianista Amaro Freitas, que serão executadas pela Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. Além das composições, Luccas Martins também assina os arranjos e orquestrações de suas músicas.

Handpan
Para Luccas, o concerto nasceu com a proposta de colocar o handpan em destaque na música brasileira a partir de uma concepção orquestral. Ele observa que o instrumento possui um timbre exótico, metálico, doce e repleto de harmônicos, sons que sempre atraem a atenção dos ouvintes.

"É um instrumento que proporciona momentos de paz e tranquilidade, tanto para quem o toca quanto para os ouvintes", descreve Luccas.

Embora tenha participado de bandas de música tradicionais por cerca de 15 anos, com formação de sopros e percussão, esta será a  estreia de Luccas Martins interpretando arranjos e composições de sua autoria junto a uma orquestra sinfônica completa.

O ineditismo é ainda maior quando ele aponta o aspecto simbólico desse encontro. "Este concerto traz ao foco a figura do solista, compositor e arranjador negro desempenhando papéis de destaque na música sinfônica, ocupando esse lugar ainda quase inabitado pela população preta no Brasil", reitera Luccas, que leva esse protagonismo para sua produção autoral.

"Interessa-me a atuação como artista multilinguagem, que trilha por diversas áreas, sempre em busca de novos horizontes e construindo pontes estéticas entre a ancestralidade e o presente", define.

Serviço
Concerto "Handpan Brasileiro: Ancestral e Sinfônico", com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e Luccas Martins e participação de Amaro Freitas (PE)
Data e horário: 15/set (quinta-feira), às 20h 
Local: Teatro Glória - Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Vendas: Bilheteria do teatro

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória