Pular para o conteúdo principal

Nova Orquestra apresenta o concerto “Pagode 90” com alunos do Vale Música em Vitória

Essa tal Liberdade, Cheia de Manias, Me Apaixonei pela Pessoa Errada: quem viveu a década de 90 certamente sabe cantar ao menos um desses clássicos do pagode. 

Celebrando esses e outros sucessos, em um clima delicioso de nostalgia, a Nova Orquestra está levando para diferentes palcos pelo Brasil, durante o mês de abril, a turnê “Pagode 90”, em parceria com o Instituto Cultural Vale.

Apresentação da Nova Orquestra chega a Vitória. (FOTO: Julia Bandeira/Divulgação)
Violinos, violas, cellos, flautas, clarinetas, trompas, trompetes e trombone vão acompanhar instrumentos como cavaquinho, pandeiro e tantan em uma fusão entre a música clássica e o samba, nas apresentações gratuitas.

Nesta terça-feira (23), Vitória receberá o espetáculo, com duas sessões, às 18h e 20h30, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Antes o concerto passou por Rio de Janeiro e Minas Gerais. A estreia foi na última quinta-feira (18), no Circo Voador, tradicional espaço cultural na cidade do Rio, localizado no bairro da Lapa, que recebe grandes shows e diferentes tribos.

A segunda parada aconteceu em Nova Lima, em Minas Gerais, no último sábado (20), com apresentação no Teatro Municipal Franzen de Lima, casa de espetáculos construída na década de 40. De lá a Nova Orquestra seguiu para a capital Belo Horizonte, com show no domingo (21), no Minascentro, edifício com fachada tombada e considerado patrimônio municipal.

Capixabas
Com regência do maestro da Nova Orquestra Eder Paolozzi, a formação contará com 14 músicos da Nova Orquestra e 21 jovens do programa Vale Música, sendo sete de Corumbá (MS), quatro de Belém (PA) e dez da Serra. 

Os jovens capixabas Marcos Vinicius Souza (viola), João Pedro Albernaz (violino), Gabriel Alves (trom bone), Felipe Francisco (trombone), Rafaela Leila (trompete), Gustavo Ribeiro (clarinete), Ana Carolina de Jesus (flauta), Israel Cardoso (percussão), Ana Vitória Salles (violino) e Alice Patrício (violino) vão representar o Projeto Vale Música Espírito Santo na turnê.

Nova Orquestra se apresentará junto com jovens do programa Vale Música. (FOTO: Eduardo Magalhães)
No repertório o conjunto interpretará canções como Pimpolho, Que se Chama Amor, Cilada, entre outras, que ficaram famosas nas vozes de grupos como Art Popular, Só pra Contrariar, Molejo e Raça Negra.

Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga, criadora da Nova Orquestra, fala sobre a alegria em iniciar uma nova turnê com o conjunto e levar música de qualidade e alegria para diferentes cantos do País.

"É sempre incrível cair na estrada com a Nova Orquestra! Estamos muito animados para retornar a cidades como Belo Horizonte e Vitória e nos apresentar pela primeira vez em Nova Lima. O repertório foi cuidadosamente escolhido e deixa claro que ninguém vai ficar parado, será um grande bail e para todo mundo dançar e cantar junto".

Projeto musical que nasceu em 2019 com o intuito de proporcionar experiências únicas em música de concerto, a Nova Orquestra é a primeira orquestra 100% pop do Brasil. Desde a sua criação, o conjunto já realizou apresentações em eventos grandiosos como o Rock in Rio, Réveillon de Copacabana, The Town, Rock The Mountain, Game XP, além de ter realizado concertos ao lado de nomes como Baco Exu do Blues, Rael, Di Ferrero, Claudia Leitte, Toni Garrido, Daniel Boaventura e outros.


Em 2021 a Nova iniciou uma parceria com o Instituto Cultural Vale e através Programa Vale Música, que promove uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes e profissionais de grandes orquestras do País, levou apresentações para estados como Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

Até o momento já foram realizadas quatro turnês, que homenagearam bandas e artistas como Rita Lee, Cazuza, Charlie Brown e Backstreet Boys. Todas as apresentações tiveram seus ingressos esgotados.

“O Programa Vale Música amplia os horizontes de crianças e jovens ao mostrar que a música tem o potencial de transformar vidas, até mesmo como perspectiva de futuro profissional. A parceria com a Nova Orquestra traz essa riqueza de experiências para os estudantes, que já participaram de turnês, grandes festivais de música do país, e têm uma nova oportunidade de explorar os diversos diálogos que a música de concerto possibilita tanto nas partituras como em novos cenários como, por exemplo, o Circo Voador, no Rio", afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

Serviço
Concerto "Pagode 90", com a Nova Orquestra e alunos do Programa Vale Música
Data e horários: 23/abr (terça-feira), com sessões às 18h e 20h30
Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Entrada: Gratuita (retirada dos ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do show)
Patrocínio: Instituto Cultural Vale

O repertório do concerto:
Raça Negra - Cheia de Manias
Soweto - Estrela da Paz
Katinguelê - Inaraí
Exaltasamba - Me Apaixonei pela Pessoa Errada
Art Popular - Pimpolho
Só pra Contrariar - Que se Chama Amor
Raça Negra - Cigana
Negritude Junior - Cohab City
Os Travessos - Te Filmando
Soweto - Derê
Exaltasamba - Telegrama
Grupo Revelação - Coração Radiante
Art Popular - Temporal
Só Pra Contrariar - Essa tal Liberdade
Só pra Contrariar - Depois do Prazer
Molejo - Cilada
Grupo Revelação - Tá Escrito

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória