Pular para o conteúdo principal

Eduardo Maia lança 2ª edição de “Memórias da Liberdade: 50 Anos do Guaraparistock” em Guarapari

Resultado de intensa pesquisa e de uma paixão, o livro Memórias da Liberdade – 50 anos do Guaraparistock, do jornalista Eduardo Maia, é uma oportunidade de conhecer uma parte da história da cultura do Espírito Santo ainda pouco divulgada.

Exemplares do livro do jornalista Eduardo Maia. (FOTO: Divulgação)
A segunda edição da obra será lançada pela editora Cândida no próximo sábado (13), às 17 horas, no Shopping Guarapari, no Centro da cidade. O evento será no 1º piso.

O livro traz novas informações, além de foto inédita de Erasmo Carlos (RJ), que estava no festival junto de Narinha, que era, na época, sua esposa. "Ele cantava ao redor de todos, com um violão. Era a época em que ele era hippie, depois da Jovem Guarda", contou uma espectadora do evento.

Pouco se sabe do evento, com exceção de alguns mitos alimentados por décadas e que se tornaram parte de um folclore que diminui o que foi de fato o Festival de Verão de Guarapari, ocorrido em 1971.

O festival dos hippies ou Woodstock Capixaba, como chamado por muitos, aconteceu na região paradisíaca de Três Praias, em Guarapari, em pleno governo Médici, durante o Regime Militar.

Considerado o primeiro festival de música a céu aberto do Brasil, reuniu nomes como Milton Nascimento (RJ), Os Novos Baianos (BA), Luiz Gonzaga (PE), Taiguara (Uruguai), Tony Tornado (SP) e os capixabas Aprígio Lyrio e Cris Portela.

O evento é lembrado, sobretudo, pelo salto que Tony Tornado deu do palco, que acabou atingindo uma espectadora. Por conta disso, Tornado foi processado e sua carreira musical caiu no ostracismo. Um dos objetivos do livro é contar o que aconteceu com a vítima do cantor de Soul.

“Foi um trabalho de pesquisa que levou alguns anos. O livro possui entrevistas de artistas e espectadores, recortes de jornal, fotos inéditas e raras, além dos registros em QR Code dos discos lançados, gravados no evento. Foi um festival de música histórico”, comentou Maia.



Serviço
Lançamento da segunda edição do livro “Memórias da Liberdade – 50 Anos do Guaraparistock”
Data e horário: 13/abr (quinta-feira), às 17h
Local: Shopping Guarapari - Av. Dr. Roberto Calmon, 140, 1º piso, Centro, Guarapari 
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC

Linha do tempo da Chocolates Garoto