Pular para o conteúdo principal

"Terra Sem Males": Mito indígena ganha espetáculo inédito, atual e com transmissão gratuita

Uma das crenças sobrenaturais mais importantes dos índios brasileiros, a "terra sem males" faz referência a uma terra de felicidade, lazer eterno e imortalidade, onde não há guerras, fome e doenças. É navegando pelos sentidos e significados do mito guarani que a Ehioze Cia de Dança, de Vitória, retorna aos palcos em espetáculo inédito e virtual.

Uma das cenas do espetáculo. (FOTO: Ehioze Cia de Dança/Divulgação)
Gravada diretamente do Palácio da Cultura Sônia Cabral, no centro da capital capixaba, a atração tem sua estreia transmitida ao vivo no próximo domingo (13), às 19h10, pelo perfil do grupo no Instagram. A transmissão é gratuita.

Em um momento de pandemia e de crise no cenário político, a companhia reforça a ideia de que esta não é apenas uma utopia indígena, mas um desejo buscado por muitos no mundo contemporâneo. A partir da montagem, é passada a mensagem de que esse ideal deve, sim, ser alimentado. Contudo, a mudança deve começar com cada indivíduo, a partir do que está ao seu alcance. "Terra Sem Males" também tem como premissa dar visibilidade à cultura de uma comunidade tão importante para a história do Brasil.

"Temos como construção social capixaba os povos indígenas. Povos estes que, durante muito tempo, dominavam toda a extensão do estado, mesmo quando os brancos estavam colonizando e construindo a vila de Vitória. A ‘invisibilidade’ dos povos indígenas é uma marca dos textos mais populares da nossa história e, infelizmente, em nosso estado, o cenário não diverge", afirma Elidio Netto, coreógrafo do espetáculo e também responsável pela pesquisa do tema.

Em cena, seis bailarinos apresentam o assunto através de movimentos da dança contemporânea. A configuração ceno-coreográfica da montagem se estabelece com elementos que evocam uma aproximação entre público e artistas por meio do espaço cênico, da música, de elementos cênicos e dos corpos inscritos nos rituais e festividades da ancestral cultura afro-brasileira e indígena, ora expressando a força de um guerreiro, ora pela delicadeza de uma folha caindo.

"Referências à cultura indígena estão presentes em vários momentos da trilha graças ao uso de instrumentos característicos. Sementes, cascas e chocalhos, além da própria casaca, representam esse elo sonoro. Sons de pássaros e da mata se somam a essa textura", explica.

Espetáculo estreia no próximo domingo (13). (FOTO: Ehioze Cia de Dança/Divulgação)
Residência artística
A construção da atração se deu a partir de pesquisa realizada na residência artística "Territorialidade Ancestral - Terra Sem Males", ministrada pelo pesquisador de culturas e coreógrafo. "Fizemos um estudo antropológico e corporal sobre origem, fertilidade, territorialidade e identidade e tratamos desse mito sob uma perspectiva atual, o que permitiu uma reflexão sobre diversos aspectos relacionados a variadas sensações causadas pelo processo".

O espetáculo está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, fornecidos pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), através da seleção de projetos e concessão de prêmios Artes Integradas. Todos os protocolos de prevenção à Covid-19 serão seguidos durante a gravação.

Serviço
"Terra Sem Males" - Estreia virtual de espetáculo da Ehioze Cia de Dança
Data e horário: 13/jun (domingo), às 19h10
Transmissão: Instagram do grupo 
Classificação etária: Livre
Quanto: Grátis

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória