Pular para o conteúdo principal

Visitas à Igreja do Rosário, em Vila Velha, ao som de músicas gregorianas

Os olhos, conhecidos como a janela da alma, são primordiais para apreciar as belezas da Igreja do Rosário, na Prainha, em Vila Velha. A imersão do visitante nesta importante memória das origens de nosso Estado é ainda mais aguçada com uma trilha sonora formada por diversas obras de canto gregoriano, que tomou conta deste ambiente histórico.

A Igreja do Rosário é a mais antiga do Brasil ainda em funcionamento. (FOTO: Fabrício Lima)
Para além da trilha sonora no local, está disponível no perfil da Prefeitura de Vila Velha no Spotify uma playlist com as canções que ecoam na igreja.

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Vila Velha, Paulo Renato Fonseca Junior, o objetivo é criar um ambiente onde diversos sentidos são aguçados.

"Estamos proporcionando, através da imersão sonora, um tipo de lembrança emotiva de elemento essencial do sítio histórico da Prainha por meio da música, que pode ser acessada a qualquer instante, em casa ou onde a pessoa estiver", conta o secretário.


Visitação
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, que voltou a oferecer visitas guiadas no último dia 27, foi a primeira a ser construída no Espírito Santo, tornando-se um marco da colonização capixaba. Ela é um importante ponto turístico e reúne história, religiosidade e arte.

As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Uma linda oportunidade de conhecer e saber mais sobre a colonização e a história local.

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena