Pular para o conteúdo principal

Exposição "Manguezal: Múltiplos olhares" será aberta nesta segunda (22), em Vitória

Pela ótica do artista Rogério Dalmonech, quem visita a exposição Manguezal: Múltiplos Olhares é, imediatamente, transportado para um passeio pela Ilha das Caieiras, uma das regiões mais tradicionais de Vitória.

São 32 telas ao todo, fruto da visita do ilustrador pelo manguezal a bordo de um barco de pescadores. A exposição, que ficará na entrada da sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, das 8h às 17h, será aberta nesta segunda (22) e se estende até a próxima sexta-feira (26).

As telas retratam a vida na Ilha das Caieiras, em Vitória. (FOTO: Divulgação/PMV)
A mostra faz parte das atividades referentes ao período da terceira andada do caranguejo-uçá, que se estende de 27 de março a 05 de março, e é realizada pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam). 

O secretário responsável pela pasta, Tarcísio Foeger, destaca que a exposição é uma forma da população conhecer mais do manguezal. "É importante para nossa qualidade de vida, para a geração de oportunidades e renda, bem como para a nossa cultura, que cuidemos desse imenso manguezal que temos em Vitória. É, basicamente, um importante patrimônio ambiental e social", destaca.

As ilustrações demonstram uma rica experiência estética, envolta pelos saberes da educação e da ciência. A força da policromia na arte de Rogério Dalmonech, onde os tons vibrantes se evidenciam nas transparências do branco, revelam a beleza dos elementos por ele representados.

As 32 telas vão ficar na entrada da sede da Prefeitura de Vitória. (FOTO: Divulgação/PMV)
Manguezal
O município de Vitória possui uma área territorial de aproximadamente 96,54 km² , sendo cerca de 12 km² de áreas de manguezal. Essas áreas abrigam uma rica diversidade ecológica, social e cultural, que o município vem preservando ao longo dos anos, por meio de inúmeras ações socioambientais, dentre as quais projetos e ações de Educação Ambiental.

A exposição faz parte do cardápio de aprendizagem do projeto "Mangueando na Educação", que percorre escolas e outros espaços públicos e privados que queiram abordar o tema. 

A Gerência também oferece assessoria técnica a projetos referentes ao ecossistema manguezal em escolas e demais grupos organizados, além de materiais educativos sobre esse ecossistema.

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena