Pular para o conteúdo principal

Abaixo-assinado digital por ampliação de prazo de editais de 2020 da Secult

Produtores e artistas capixabas pedem a ampliação do prazo de inscrição para os editais de 2020 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES). Para isso, foi feito um abaixo-assinado digital que pede que o prazo final seja o fim do mês de fevereiro.

Abaixo-assinado pede ampliação do prazo de inscrição. (FOTO: Reprodução/Avaaz.org)
O abaixo-assinado está disponível no site da Avaaz, uma associação sem fins lucrativos, e que foi criada por uma pessoa identificada apenas por Washington L. As iniciativa já tem 220 assinaturas, e superou os 200 pensados inicialmente.

Segundo um texto publicado na página do abaixo-assinado, "muitos interessados em participar dos editais, em face à complexidade do processo para apresentação de seus projetos, ainda estão buscando capacitações há menos de uma semana do encerramento do prazo de inscrição."

"Além disso, os profissionais da área cultural do Espírito Santo ainda estão na expectativa de terem de planejar a execução de seus projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc, cujos trâmites ainda não foram concluídos pela Secult-ES", diz outro trecho do texto.

Inscrições até quarta (10)
As inscrições para os editais estão abertas até as 18 horas da próxima quarta-feira (10), conforme anunciou a Secult no último dia 22 de janeiro. 

Os 26 Editais da Cultura são realizados com recurso do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), e têm um aporte total de R$ 10,3 milhões. As linhas de projetos são divididas entre os eixos: editais transversais; audiovisual; linguagens artísticas e memória; e patrimônio. 

Leia mais

Pedido de abaixo-assinado na integra
"Anualmente a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo lança editais para vários seguimentos artísticos com a função de fomento às atitudes do setor. Especificamente com relação aos editais 2020, o prazo para as inscrições, por mais boa vontade que a Secretaria tenha tido, ainda é insuficiente e isso afetará a qualidade dos projetos e impossibilitará uma participação mais ampla de artistas, produtores e técnicos culturais. É importante lembrar que vivemos em um cenário complexo e bastante difícil, que tem impactado diretamente o setor cultural, frente às dificuldades sociais e econômicas causadas pela pandemia que acomete o mundo. Além disso, os profissionais da área cultural do Espírito Santo ainda estão na expectativa de terem de planejar a execução de seus projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc, cujos trâmites ainda não foram concluídos pela SECULT-ES. Muitos interessados em participar dos editais, em face à complexidade do processo para apresentação de seus projetos, ainda estão buscando capacitações há menos de uma semana do encerramento do prazo de inscrição. Diante dessas circunstâncias e, pensando em garantir mais qualidade aos projetos apresentados e uma participação maior de interessados, julgamos ser justa uma ampliação do prazo final de inscrição dos editais 2020 até o final do mês de fevereiro de 2021. Esse é o nosso pedido à SECULT-ES."

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil