Pular para o conteúdo principal

Proposta de restauração e modernização do Teatro Carlos Gomes em Vitória

O Teatro Carlos Gomes, localizado ao lado da Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, poderá ser restaurado e modernizado. A indicação nº 2118/2020 que prevê isto é do deputado estadual Luciano Machado (PV), lida na sessão da última segunda-feira (23). 

O Teatro Carlos Gomes deverá passar por restauração e modernização. (FOTO: Divulgação)
Segundo a proposição, o Carlos Gomes é um dos teatros mais importantes do cenário cultural do País, sendo palco de atrações estaduais, nacionais e até internacionais.

Completa ainda que o local precisa e merece o cuidado e a atenção do governo na manutenção de sua estrutura, incluindo trazer inovações do ponto de vista tecnológico.

"O Carlos Gomes é uma referência para artistas, não só da Grande Vitória, como do nosso interior, que sonham em se apresentar nesse palco histórico que recebeu outros grandes artistas. Confio que será bem avaliada a proposta de nosso mandato ao governador Casagrande junto à essa demanda da classe artística e da sociedade civil", afirma Machado.

O teatro
Em 1924, o único teatro de Vitória, o Melpômene, foi parcialmente destruído por um incêndio e o governo aproveitou a oportunidade para alargar a Praça Costa Pereira e abrir a rua Sete de Setembro.

Dessa forma, o Teatro Carlos Gomes foi edificado por iniciativa do arquiteto autodidata e construtor André Carloni. A obra foi concluída e inaugurada em 5 de janeiro de 1927 e tem um estilo arquitetônico eclético, inspirada no Teatro Scala, de Milão, na Itália.

Em 1929, com a crise do café, o teatro foi arrendado a uma firma particular e passou a funcionar também como cinema. Pouco tempo depois, foi vendido ao governo estadual, que passou a administrá-lo.

O Teatro Carlos Gomes chegou a ser restaurado, pois seu terreno sofreu instabilidade, já que foi construído em área de aterro sobre o mar. Foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983.

Comentários

Mais lidas

Produtores do filme "Helena" divulgam nota de pesar pela morte da atriz Lara Cavati

Destaques OMMC #76

CellO: artista produz pelo celular e músicas são divulgadas por gravadora de Nova Iorque