Pular para o conteúdo principal

“Memórias da Liberdade: 50 Anos do Guaraparistock”: Livro resgata história do mítico Festival de Verão de Guarapari

Resultado de uma intensa pesquisa e de uma paixão, o livro Memórias da Liberdade – 50 anos do Guaraparistock, do jornalista Eduardo Maia, é uma oportunidade de conhecer uma parte da história da cultura do Espírito Santo ainda pouco divulgada.

Pouco se sabe do evento, com exceção de alguns mitos alimentados por décadas e que se tornaram parte de um folclore que diminui o que foi de fato o Festival de Verão de Guarapari, ocorrido em 1971.

O lançamento da obra, pela editora Cândida, será no próximo dia 26, às 19 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, na Praia do Suá, em Vitória.

O livro apresenta detalhes e registros inéditos sobre o Guaraparistock. (FOTO: Divulgação)
O festival dos hippies ou Woodstock Capixaba, como chamado por muitos, aconteceu na região paradisíaca de Três Praias, em Guarapari, em pleno governo Médici, do Regime Militar.

Considerado o primeiro festival de música a céu aberto do Brasil, reuniu nomes como Milton Nascimento (RJ), Os Novos Baianos (BA), Luiz Gonzaga (PE), Taiguara, Tony Tornado (SP) e os capixabas Aprígio Lyrio e Cris Portela.

O evento é lembrado, sobretudo, pelo salto que Tony Tornado deu do palco, que acabou atingindo uma espectadora. Por conta disso, Tornado foi processado e sua carreira musical caiu no ostracismo. Um dos objetivos do livro é contar o que aconteceu com a vítima do cantor de Soul.

Palco perfeito para acolher a celebração de um fato histórico, a Biblioteca Estadual do Espírito Santo receberá o autor, Eduardo Maia, para falar um pouco desse trabalho. Os presentes poderão conhecer uma fascinante história, que contou com a participação de músicos de renome nacional.

“Foi um trabalho de pesquisa que levou alguns anos. O livro possui entrevistas de artistas e espectadores, recortes de jornal, fotos inéditas e raras, como um belo registro de Erasmo Carlos (1941-2022/RJ) tocando violão em Três Praias para seus fãs. Foi um festival de música histórico”, comentou Maia.

Leia mais

Serviço
Lançamento do livro “Memórias da Liberdade – 50 Anos do Guaraparistock”
Data e horário: 26/jan (quinta-feira), às 19h
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo - Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória