Pular para o conteúdo principal

“Memórias da Liberdade: 50 Anos do Guaraparistock”: Livro resgata história do mítico Festival de Verão de Guarapari

Resultado de uma intensa pesquisa e de uma paixão, o livro Memórias da Liberdade – 50 anos do Guaraparistock, do jornalista Eduardo Maia, é uma oportunidade de conhecer uma parte da história da cultura do Espírito Santo ainda pouco divulgada.

Pouco se sabe do evento, com exceção de alguns mitos alimentados por décadas e que se tornaram parte de um folclore que diminui o que foi de fato o Festival de Verão de Guarapari, ocorrido em 1971.

O lançamento da obra, pela editora Cândida, será no próximo dia 26, às 19 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, na Praia do Suá, em Vitória.

O livro apresenta detalhes e registros inéditos sobre o Guaraparistock. (FOTO: Divulgação)
O festival dos hippies ou Woodstock Capixaba, como chamado por muitos, aconteceu na região paradisíaca de Três Praias, em Guarapari, em pleno governo Médici, do Regime Militar.

Considerado o primeiro festival de música a céu aberto do Brasil, reuniu nomes como Milton Nascimento (RJ), Os Novos Baianos (BA), Luiz Gonzaga (PE), Taiguara, Tony Tornado (SP) e os capixabas Aprígio Lyrio e Cris Portela.

O evento é lembrado, sobretudo, pelo salto que Tony Tornado deu do palco, que acabou atingindo uma espectadora. Por conta disso, Tornado foi processado e sua carreira musical caiu no ostracismo. Um dos objetivos do livro é contar o que aconteceu com a vítima do cantor de Soul.

Palco perfeito para acolher a celebração de um fato histórico, a Biblioteca Estadual do Espírito Santo receberá o autor, Eduardo Maia, para falar um pouco desse trabalho. Os presentes poderão conhecer uma fascinante história, que contou com a participação de músicos de renome nacional.

“Foi um trabalho de pesquisa que levou alguns anos. O livro possui entrevistas de artistas e espectadores, recortes de jornal, fotos inéditas e raras, como um belo registro de Erasmo Carlos (1941-2022/RJ) tocando violão em Três Praias para seus fãs. Foi um festival de música histórico”, comentou Maia.

Leia mais

Serviço
Lançamento do livro “Memórias da Liberdade – 50 Anos do Guaraparistock”
Data e horário: 26/jan (quinta-feira), às 19h
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo - Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória