Pular para o conteúdo principal

Cultura Solidária Ano II realiza intervenções itinerante com fotografias na Grande Vitória

Imagens do cotidiano expostas em fachadas de prédios. Essa é a proposta da Projeção Mapeada Retratos Cotidianos - intervenção urbana que acontecerá nos próximos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2023, sempre às 19 horas, nas cidades Vila Velha, Serra e Cariacica.

Jovem durante uma das oficinas de fotografia. (FOTO: Gustavo Louzada/Acervo Galpão IBCA)
Essa ação cultural é a etapa final do projeto Cultura Solidária Ano II, que é um desdobramento do 29º Festival de Cinema de Vitória.

A realização é da Galpão Produções Artísticas e Culturais e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e o patrocínio do Instituto Cultural Vale. No final da matéria, confira os locais que receberão a Projeção Mapeada Retratos Cotidianos.

O Projeto Cultura Solidária Ano II tem como objetivo promover a difusão cultural, o fomento e a formação de profissionais, com foco no público feminino na área da Cultura e da Comunicação.

Essa iniciativa realizou, ao longo do mês de novembro de 2022, a Oficina de Fotografia Retratos Cotidianos que atendeu a um público de 135 pessoas, divididas em 9 turmas, com bolsas no valor de R$400,00.

As formações foram conduzidas por Thais Gobbo, Luara Monteiro e Andie Freitas, influentes fotógrafas capixabas do cenário atual.

No último dia das oficinas, as turmas participaram do Passeio Fotográfico onde puderam praticar um pouco do que aprenderam na formação: conceitos básicos da fotografia, enquadramento, timing e luz, referências de autorretrato, fotojornalismo até chegar em fotografia de cinema e suas interações. Uma seleção com as imagens produzidas dessas caminhadas será exibida durante a Projeção Mapeada Retratos Cotidianos.

A oficineira Thais Gobbo conta que, durante as oficinas, foi possível conciliar as vivências dos alunos com a troca de saberes proposta pela atividade.

“A gente vai conhecendo realidades diferentes e uma das expectativas que eu tenho é essa, de conhecer pessoas novas, de trocar experiências, ideias de acordo com a realidade de cada território, de acordo com a história de cada pessoa. É uma oficina de introdução à fotografia, mas que a gente consegue fazer essa conexão da realidade do cotidiano da pessoa com o trabalho, ou com os gostos de cada uma para conciliar junto com a fotografia”.

Para Lucia Caus, diretora do IBCA, a Projeção Mapeada Cultura Solidária Ano II é o momento de dividir o resultado da etapa formativa do projeto com o público em geral.

“As imagens ocuparão as fachadas de prédios das cidades que receberam as oficinas. Por isso, será o momento das demais pessoas poderem apreciar o registro do olhar que os alunos participantes lançaram sobre os seus próprios territórios”.

Confira os locais e datas dessa intervenção urbana itinerante: 
16/jan (segunda-feira) - Praça Getúlio Vargas (Praça de São Torquato) esquina com Av. Graça Aranha, São Torquato, Vila Velha
17/jan (terça-feira) - Rua L esquina com a BR 101 (esquina da agência do Banestes), Rosário de Fátima, Serra
18/jan (quarta-feira) - Rua Domício de Almeida (próxima à 1ª Igreja Presbiteriana de Cariacica), Itacibá, Cariacica

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena