Pular para o conteúdo principal

Festival Baile Voador, que terá programação de 4 dias, inova e cria bloco para o carnaval

Não basta ser um dos maiores festivais do Espírito Santo e considerado o maior agito do carnaval capixaba. O Festival Baile Voador agora também tem uma banda para chamar de sua. Ou melhor: para os capixabas chamarem de nossa.

A próxima temporada carnavalesca marca a estreia do Bloco Voador. O novo grupo estreia justamente no feriado do Momo, quando o festival faz mais uma edição, entre 17 e 20 de fevereiro no Clube Álvares Cabral, em Vitória.

Moholic, Brenda Mozer, Bozi e Novelo formam o Bloco Voador. (FOTO: Victor de Prá)
Segundo Bruno Lima, idealizador do festival Baile Voador, o Bloco Voador bebe da fonte do axé music. O DJ, compositor e produtor Guilherme Schwartz, conhecido na cena musical capixaba como Maholic, ficou mais fascinado pelo ritmo e pelas nuances musicais que ele desperta após o retorno do Vital.

Então, foi a  fundo para descobrir a história do movimento cultural: documentários, novas descobertas musicais e muita música, claro permearam a busca. Em parceria com Bruno, a ideia saiu do papel. 

Maholic adianta que o Bloco Voador também tem um pé na música Eletrônica Popular Brasileira (MEPB), misturando recursos modernos com muito axé para entregar ao público releituras de clássicos nacionais e internacionais, em um formato surpresa.

“O Baile Voador já movimenta e reinventa o carnaval em Vitória há anos, agora ele também traz uma estética musical por meio do bloco que amarra um conceito único, rico e moderno”, enfatiza. 

Além da produção executiva de Maholic, o Bloco Voador é composto por uma trupe de peso. Brenda Mozer e Serginho Oliveira são a voz do baile. Brenda, articuladora do baile e cantora profissional desde 2006, tem nas veias o sangue musical, a cultura, a voz e a força da mulher capixaba.

Já Serginho trabalha há mais de 8 anos com música na Grande Vitória. É vocalista e violonista do grupo de salsa Latinidades e está produzindo seu primeiro disco. 

A produção artística é de Bozi, músico, compositor e fundador da banda Chorou Bebel, que se dedica a cena desde 2015. Na percussão, o bloco conta com Perc, regente de percussões e produtor musical, que soma mais de 100 mil visualizações em plataformas de streams e DJ de grandes festas.

Quem comanda a guitarra é Pedro Novelo, cantor e compositor, que além de ser graduado em música tocou em orquestras e passou por vários conservatórios. 

Fecha a equipe Rodolfo Simor, produtor musical do baile, músico indicado ao Grammy Latino, vencedor do primeiro Prêmio de Música capixaba como melhor produtor e que lidera a produtora musical Estúdio Bravo, considerada um centro de excelência em produção musical no Brasil.


“A diversidade de vertentes musicais e a experimentação são uma das maiores assinaturas do festival e os nossos dois palcos são a prova disso. O Tropical, maior deles, faz companhia ao Surreal, onde toda a sorte de combinações musicais são possíveis”, diz Bruno Lima.

E completa: “No ano passado, demos destaque as labels que agitam as principais festas da cidade. Sem contar que abrimos espaço para um line-up majoritariamente capixaba com a proposta do Edital Voador. O Bloco Voador chega como mais um elemento nessa proposta de agitar a cena cultural, carnavalesca, incentivando, experimentando e o melhor: curtindo o Carnaval em Vitoria”.

Headliners já foram anunciados
O maior festival de carnaval do Estado já está aquecendo as turbinas para decolar em fevereiro e começou a armar seu line-up: Gilsons (RJ) e BaianaSystem (BA) são os primeiros confirmados.

O BaianaSystem é o headliner do primeiro dia (17 de fevereiro). O grupo é sucesso fazendo uma fusão do reggae jamaicano com ritmos afro-brasileiros, e a mistura resulta num samba-reggae que vem ganhando o coração do público.

A banda também ganhou destaque com a música Sulamericano na abertura da novela “Um Lugar Ao Sol”. 

Já os herdeiros de Gilberto Gil – José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos do ícone da MPB – se apresentam no segundo dia (18 de fevereiro). Eles acabaram de ser indicados ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”.

Após uma bem-sucedida série de lançamentos, entre os quais os hits Várias Queixas e Devagarinho, Os Gilsons trazem para Vitória o show baseado no álbum de estreia do grupo, Pra Gente Acordar, já puxado por novos singles: Duas Cidades e Proposta.

O line-up completo da edição 2023 será divulgado em breve.
Serviço
Festival Baile Voador 2023 
Datas e horários: 17, 18, 19 e 20 de fevereiro, de 19h às 05h (cada dia, exceto domingo)
Onde: Álvares Cabral - Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2100, Bento Ferreira, Vitória
Ingressos: a partir de R$ 70 
Informações: Instagram

Programação
Sexta-feira (17/fev): BaianaSystem (BA), BNegão (RJ), Orquestra AMMOR e mais atrações em breve   
Sábado (18/fev): Gilsons (RJ), Bloco Voador e mais atrações em breve
Domingo (19/fev): Bailinho Voador (matinê)
Segunda-feira (20/fev): Folia 90 com Flavinha Mendonça, Faraó Funk Retrô e mais atrações em breve

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória