Pular para o conteúdo principal

Batalha do NB comemora três anos como referência na cultura do hip-hop

Conhecida como a Batalha do NB, a batalha de rimas desenvolvida por adolescentes e jovens moradores do bairro de Nova Bethânia, em Viana, se prepara para alçar novos voos.

A roda cultural vai comemorar três anos de atividades com o evento “Batalha do NB – 3 anos: Viana x ES”, que reunirá MCs locais e de várias regiões do Estado em uma grande celebração da cultura do hip-hop.

Batalha do NB: comemoração de três anos em grande estilo. (FOTO: João Akilas)
O evento compreenderá 12 seletivas, sendo quatro em Viana e oito em diferentes municípios do Espírito Santo. As prévias irão selecionar os 16 MCs que vão disputar a finalíssima do encontro, no dia 04 de março, na Praça de Nova Bethânia.

O local é o berço da Batalha do NB e abriga a potência criativa dos jovens vianenses desde janeiro de 2020.

Coletivos interessados em sediar as seletivas poderão fazer sua inscrição desta sexta-feira (13) a 21 de janeiro, por meio de formulário disponibilizado pela organização do evento na plataforma Google Forms.

Paralelamente, entre terça-feira (17) e 27 de janeiro a organização da Batalha do NB vai receber propostas para apresentação de dois pocket-shows de artistas de hip-hop – MC, DJ e banda – na finalíssima do evento. O formulário de inscrição será disponibilizado no Instagram da Batalha do NB.

O projeto foi contemplado pelo Edital 003/2021 - Seleção de Projetos de Valorização da Cultura Urbana no Estado do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Viana (SEMECT).

Referência
Idealizada pelos MCs Noval e Pkart, a Batalha do NB consolidou-se nos últimos anos como uma das principais referências identitárias das juventudes de Viana, fomentando a arte e a ocupação dos espaços públicos da cidade a partir da difusão da cultura do hip-hop.

 A “Batalha do NB - 3 anos: Viana x ES” marca uma nova etapa na trajetória do projeto, em que pela primeira vez os MCs locais terão a oportunidade de trocar experiências com batalhas de rimas de outras regiões do Estado.

O evento será estruturado da seguinte forma: de 15 a 29 de janeiro, serão realizadas quatro seletivas na cidade de Viana, nos bairros Nova Bethânia (15), Caxias do Sul (21), Marcílio de Noronha (27) e Nova Bethânia (29). Cada rodada irá classificar dois MCs para a final, totalizando oito representantes de Viana.

De 27 de janeiro a 17 de fevereiro, acontecerão oito seletivas com batalhas de rimas em diferentes regiões do Estado, a serem selecionadas por meio de chamamento público pela coordenação do projeto.

Cada encontro classificará um(a) concorrente para a finalíssima, no dia 04 de março, que reunirá 16 MCs e dois pocket-shows de artistas de hip-hop. Cada seletiva vai receber R$ 100 como ajuda de custo, e o(a) vencedor(a) da final do evento ganhará o prêmio de R$ 1.000.


Articulação
Para o MC Noval, idealizador da Batalha do NB, esta iniciativa representa uma oportunidade de maior divulgação do projeto em articulação com outras manifestações de rima, além de promover a troca de experiência, alianças, parcerias e oportunidade de aperfeiçoamento entre diferentes grupos e coletivos do campo do hip-hop.

“A Batalha do NB pretende se firmar como espaço de visibilidade artística para fazedores da cultura hip-hop, além de promover a articulação comunitária”, comenta o MC.

“Entre nossos objetivos estão o fortalecimento da cadeia produtiva do movimen to hip-hop, através de um evento de impacto na cena cultural capixaba, e a ampliação da articulação entre as diversas batalhas de rima do Espírito Santo”, completa.

O produtor cultural Patrick Machado, que integra a coordenação da Batalha do NB, acrescenta: “A importância desse movimento, não só para Viana como para o público do Espírito Santo, é mostrar que os poetas e MCs estão resistindo a todas as adversidades, além de mostrar o talento da nova geração”.

Saiba mais sobre a “Batalha do NB – 3 anos: Viana x ES”:

Seletivas das Batalhas de Viana:
Batalha do NB
Data: 15/jan (domingo)
Horário: 19h
Local: Praça de Nova Bethânia - Rua Santa Maria, Viana

Batalha do CX
Data: 21/jan (sábado)
Horário: 19h
Local: Campo Society, rua principal do bairro Caxias do Sul, Viana

Batalha do MN
Data: 27/jan (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Rua Espírito Santo, praça central de Marcílio de Noronha, Viana

Batalha do NB
Data: 29/jan (domingo)
Horário: 19h
Local: Praça de Nova Bethânia - Rua Santa Maria, Viana
 
Finalíssima
Batalha do NB - 3 anos: Viana x ES
Data: 4/mar (sábado)
Horário: 16h às 22h
Local: Praça de Nova Bethânia, Viana
Todos os encontros têm entrada franca

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória