Pular para o conteúdo principal

Gratuito: São Mateus recebe espetáculo de dança sobre masculinidade

O abandono da fragilidade é uma difícil tarefa proposta aos homens desde a infância. Pensando neste processo de amadurecimento masculino que força as crianças a reforçar seu lado bruto, o bailarino Marcelo Oliveira criou a performance Calundu, que estreia nesta sexta-feira (20), na galeria A Margem, em São Mateus.

Com entrada gratuita, o espetáculo traz referências dos terreiros de candomblé, incentivando também a agregação da comunidade em seu entorno. Os ingressos estão disponíveis para retirada via site Sympla.

Performance une referências do candomblé e da infância para falar sobre o amadurecimento. (FOTO: Divulgação)
“Eu adoro a fragilidade masculina. É um tema no qual eu penso muito, vendo meus dois sobrinhos crescerem. Eu tive uma impressão, sutil e delicada de que, ao chegar ali pelos nove anos, meu sobrinho parou de ter direito à fragilidade. Eu ouvi a sociedade, nas figuras de autoridade, dizendo a meu sobrinho: 'cresça'. 'Vire homem'. Literalmente, era mais um 'dê resultado'. 'Diga a que veio'. Sendo tio de um homem, eu entendi que a sociedade nega a fragilidade ao homem, e muito cedo. Cedo demais”, avalia Marcelo Oliveira, coreógrafo, idealizador do projeto e diretor de produção.

A iniciativa visa possibilitar também acesso gratuito do público à arte cênica em ações que reúnem tradições orais, dança/teatro popular, mostra artística e interatividade do público com mestres populares e acadêmicos.

Enquanto também busca em Calundu redescobrir a infância, de quem assiste e a sua própria, como se fosse um recado de uma criança que ainda existe dentro de nós. 

“Pra mim há algo que eu preciso saber ali dentro, ou algo que eu já saiba, e por isso vai e volta. Algo sobre o masculino. Os erês aparecem como divindades infantis responsáveis pela ligação entre o adorador e seu orixá. Com sua leveza de espírito e espontaneidade, o erê possibilita comunicação indireta entre o orixá e o seu seguidor. Exerce, assim, a função de representante do orixá a ser consultado. Delicado, poético, que permite interpretações diferentes sobre muitas cenas bem abertas”, explica Marcelo.

Fazem parte da ficha técnica: Marcelo Oliveira (idealização, coreografia, texto, sonoplastia e direção de produção), Alif Ferreira e Rafael Tezolin (audiovisual), Nando Zambia (iluminação) e Juraci Pires (cenografia).

Participam também, Farley José (design gráfico, fotos de divulgação e direção de arte), Lucas Martins (teaser, making of e fotografia), Wesley Virgulino e José Augusto Boaventura (assistentes de produção).

A interpretação em Libras é feita por Carlos Clemente, com audiodescrição de Vitória Felicio. O espetáculo é uma coprodução do Belas Artes Projetos Culturais, com realização da Marcelo Oliveira Produções.

Serviço
Espetáculo “Calundu”
Data e horário: 20/jan (sexta-feira), às 19h
Local: Galeria A Margem - Av. Cricaré, 1719 (em frente ao campinho), Cacique, São Mateus/ES
Ingressos: Gratuitos (retirada pelo site Sympla)
Lotação: 40 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre 

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória