Pular para o conteúdo principal

São Mateus recebe exposição gratuita de fotografia e de artes plásticas

Os apaixonados por fotografia e artes plásticas têm um lugar para visitar em São Mateus, no Norte do Espírito Santo: a Galeria A Margem. O local recebe, até a próxima terça-feira (31), a mostra de artes plásticas “Monagira Giracunde”, enquanto a exposição fotográfica “Perdoe-me não dizer quando eu queria” é permanente.

Com entrada franca e classificação livre, o local permite a visitação a partir do agendamento, feito pelo telefone (27) 99764-8010.

Mostras acontecem na Galeria A Margem, com entrada gratuita. (FOTO: Divulgação)
A mostra “Monagira Giracunde” não vem com o objetivo de “catequisar”, mas sim de educar, através de pinturas sobre telas que narram de formas únicas os mais belos Itäs (histórias, contos) dos Orixás e entidades que marcam a religiosidade Preta, escurecendo toda uma problemática que parte de um preconceito, de não entender o que se vê.

Cada tela vem de forma estonteante mostrar que a história por trás de uma religiosidade (mesmo não sendo a sua) são magníficas.

Já a exposição fotográfica “Perdoe-me não dizer quando eu queria”, do artista mateense Marcelo Oliveira e do fotógrafo Farley José, fala sobre violência, abuso e exploração sexual, temas tabus em nossa sociedade.

A exposição fotográfica conta com poesias visuais que visam retratar estados psíquicos de uma vítima de violência sexual, além de construir um campo de reflexão como convite à denúncia contra a cultura do abuso.

A exposição retrata a vivência do intérprete-criador Marcelo Oliveira e traz para as imagens fotográficas a sua experiência. Uma vez que por se tratar de uma violência íntima muitos ‘escolhem’ não a ver e colocam em xeque as poucas pessoas corajosas o suficiente para denunciar.

A ficha técnica da mostra “Monagira Giracunde” conta com Arthur Santos (artista plástico), Marcelo Oliveira (produtor e performer), Alif Ferreira (diretor de audiovisual), Lucas Martins (diretor de fotografia e designer gráfico) e Wesley Virgulino junto a José Augusto Boaventura (assistentes de produção).

Fazem parte da equipe técnica da exposição fotográfica “Perdoe-me não dizer quando eu queria”: Marcelo Oliveira (produtor e performer), Alif Ferreira (diretor de audiovisual), Farley José (diretor de fotografia e designer gráfico), Wesley Virgulino e José Augusto Boaventura (assistentes de produção). 

A Galeria A Margem é um projeto contemplado pelo edital Territórios Criativos com recursos do Funcultura via Secretaia de Estado da Cultura (Secult-ES).

Serviço
Mostra “Monagira Giracunde”
Data: Até o dia 31/jan (terça-feira)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Exposição permanente “Perdoe-me não dizer quando eu queria”
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Local: Galeria A Margem - Av. Cricaré, 1719, Beira Rio, São Mateus
Horário de visita sob agendamento em: (27) 99764-8010

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena