Pular para o conteúdo principal

Bailarino capixaba lança vídeodança sobre ansiedade pandêmica

 A arte pode ser um refúgio nos piores momentos. Um ano após a morte de seu pai, o coreógrafo capixaba Marcelo Oliveira, lança o espetáculo Desabafo – recortes pandêmicos, que passa de maneira virtual neste mês de julho por diversas cidades do Espírito Santo.

São Mateus, no último dia 9, Mucurici neste sábado (17), Montanha na terça-feira (20), Vitória na quinta (22) e sexta-feira (23) e Jaguaré no dia 30, receberam e recebem o espetáculo.

Uma das cenas do espetáculo em cartaz pelo Estado. (FOTO: Mariana Garcia)
A apresentação traz questionamentos sobre ansiedade e lida com a importância da manutenção da saúde mental. O projeto também contempla debates e oficinas, promovidas de forma online via YouTube e pela plataforma Zoom.

Acesso positivo
 Criado pelo artista, intérprete, coreógrafo, professor de dança, produtor e ativista cultural, Marcelo Oliveira, o espetáculo Desabafo é uma forma de acesso positivo para lidar com os problemas gerados durante o período de isolamento social, que se estende por mais de um ano.

"A base gestual do espetáculo, assim como a concepção artística, advém das pesquisas em torno das cobranças do dia a dia em acertar e cumprir metas pré-estabelecidas por uma sociedade, e que geram nos nossos corpos um estado latente de ansiedade, tornando pessoas tendencialmente inseguras e instáveis, vítimas de uma aflição que castra a possibilidade da ação e instaura sensações de pânico, medo e outras", define Marcelo.

O principal objetivo do espetáculo itinerante é disponibilizar de forma gratuita atividades artísticas para públicos em situação de vulnerabilidade. A ideia é estimular a formação de plateia ao dialogar com outras localidades sobre as produções de dança. Além de, claro, propiciar visibilidade para os artistas capixabas.

Em cena, o bailarino Marcelo Oliveira demonstra por meio de sua performance corporal os sintomas da ansiedade e destaca pontos importantes de como enfrentar os males do transtorno que mais ataca os brasileiros: segundo a OMS são quase 19 milhões de brasileiros diagnosticados.


O espetáculo
Desabafo teve sua estreia nos palcos de São Mateus em 2019, tendo sido apresentado também em Salvador/BA, Feira de Santana/BA e Linhares. As fotos de divulgação são de Mariana Garcia, enquanto a produção, concepção, direção e interpretação são de Marcelo Oliveira. 

A transmissão do espetáculo fica por conta dos videomakers Alif Ferreira e Gabriel Moura, que contarão com sonoplastia, iluminação e contra-regra por Carlos Barbosa. Produção local: Emilly Bonomo, Fabricio de Jesus Santos, Thiago Igo Rodrigues da Silva e Vitória Felicio Dornelas.

Agenda do espetáculo
- São Mateus (Episódio 1)
Data: 09/jul (sexta-feira)

- Mucurici (Episódio 2)
Data: 17/jul (sábado)
Horário: 20h (espetáculo, oficina e roda de conversa)

- Montanha (Episódio 3)
Data: 20/jul (terça-feira)
Horário: 20h (espetáculo, oficina e roda de conversa)

- Vitória (Episódio 4)
Data: 22 e 23/jul (quinta e sexta-feira)
Horário: 15h (oficina - 23/jul) l 20h (espetáculo - 22/jul)

- Jaguaré (Episódio 5)
Data: 30/jul (sexta-feira)
Horário: 15h (oficina e roda de conversa) l 20h (espetáculo)

Serviço
Espetáculo "Desabafo – recortes pandêmicos"
Entrada: Gratuita
Classificação etária: Livre

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena