Pular para o conteúdo principal

Autor de "Meu Pequeno Cachoeiro", Raul Sampaio comemora 93 anos

O músico e compositor Raul Sampaio, autor de aproximadamente 400 canções, especialmente Meu Pequeno Cachoeiro, que fez sucesso na voz de Roberto Carlos, comemora 93 anos nesta terça-feira (6).  

Filho de José Cocco e de Fany Sampaio Cocco, irmão de Domingos, Ruth e Fanny, também primo de Sérgio Sampaio e Hélio Moraes Sampaio, Raul Sampaio Cocco nasceu em 6 de julho de 1928, em Cachoeiro de Itapemirim. Desde 2007 o capixaba mora em Marataízes.

Raul Sampaio comemora 93 anos. (FOTO: Divulgação)
Raul começou a vida artística na Rádio ZYL-9, como solista do conjunto Dois Valetes e uma Dama. Em 1949 se mudou para o Rio de Janeiro e passou a integrar o Trio de Ouro em 1952. Sua primeira música de sucesso foi Guarda-Chuva de Pobre.

A música Meu Pequeno Cachoeiro virou o Hino Oficial da cidade - Lei nº 1.072/66, sancionada pelo prefeito Abel Santana, em 28 de julho de 1966. Em 1969, foi gravada por Roberto Carlos.

Suas canções foram gravadas por nomes a exemplo de Roberto Carlos, Orlando Silva (RJ), Nelson Gonçalves (RS), Toquinho (SP), Vinicius de Moraes (RJ), Elza Soares (RJ), Fafá de Belém (PA), Maria Bethânia (BA) e João Bosco (MG). Além disso, intérpretes estrangeiros, como a mexicana Elvira Rios (Estoy pensando em ti), regravaram as músicas do cantor cachoeirense.

Roberto Carlos, também compositor, é conhecido como o filho mais ilustre de Cachoeiro, mas seus conterrâneos concordam que o maior compositor da cidade é, sem dúvida, Raul Sampaio Cocco.


Vacinado
Raul Sampaio já tomou as duas doses da vacina para a Covid-19 em Marataízes. Ainda assim, o artista se resguarda e praticamente não sai de casa. A comemoração do aniversário será bem restrita, com a presença de poucos familiares.

Comentários

Mais lidas

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Sandrera apresenta canções e poemas em show de “palavra cantada” em Anchieta, Vitória e Piúma

Linha do tempo da Chocolates Garoto