Pular para o conteúdo principal

Jornalistas apresentam palestra sobre a música popular do Espírito Santo

A discografia da música popular produzida no Espírito Santo e a biografia de Hélio Mendes são temas da palestra "A Música Popular do Espírito Santo: Sua História, Discos e Personagens", proferida pelos jornalistas e escritores José Roberto Santos Neves e Cínthia Ferreira.

O bate-papo acontece nesta quarta-feira (24), às 19 horas, no Espaço Thelema, no Centro de Vitória, com entrada gratuita.

A jornalista e escritora Cínthia Ferreira. (FOTO: Divulgação)
Durante o evento, o público terá a oportunidade de conhecer as duas obras e conferir a exibição de fotos de discos raros gravados no Estado e por músicos capixabas, imagens do Conjunto Hélio Mendes, além de espaço para perguntas do público e troca de experiências sobre o tema abordado.

O livro Os Sons da Memória- Uma Leitura Crítica de 40 Discos que marcaram época na Música do Espírito Santo, aborda a historiografia da música no estado do Espírito Santo desde o Brasil Colonial até o momento atual, com foco nas últimas sete décadas, quando a produção musical se solidificou por meio de discos gravados por músicos capixabas e que construíram suas carreiras no Estado.

Já o Piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes, resgata a trajetória pessoal e profissional do pianista capixaba que se destacou no cenário nacional e marcou a cultura musical no Estado.

Na palestra, o jornalista, crítico musical, pesquisador de MPB e escritor José Roberto se propõe a destacar a trajetória de cantores, compositores, regentes e instrumentistas que contribuíram de forma indelével para a identidade musical do Espírito Santo.

A seleção de discos analisados compreende LPs e CDs lançados desde a década de 1950 até a contemporaneidade, compondo um mosaico de sons que se propõe a ilustrar uma trajetória rica e diversa, e que perpassa diferentes gêneros musicais.

Já a jornalista e neta do pianista irá contar a história do músico, bastidores e acontecimentos marcantes na carreira do músico, além do repertório do conjunto produzido em sete LPs e um compacto duplo.

O jornalista e escritor José Roberto Santos Neves, com livro Os Sons da Memória. (FOTO: Divulgação)
Sobre os autores
Natural de Vitória, o jornalista, escritor, pesquisador de MPB e gestor cultural José Roberto Santos Neves atuou durante 20 anos na cobertura musical do jornal A Gazeta, tem dois CDs gravados e seis livros publicados na área da música:  Maysa (2005), a primeira biografia da cantora Maysa; A MPB de Conversa em Conversa - 40 Entrevistas com Grandes Nomes da Música Popular Brasileira (2007); Rockrise - A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo (2012); Crônicas Musicais e Recortes de Jornal (2015); O Pop que fez História por essas Bandas – Arranjos para Orquestra de Violões (textos e pesquisa - Fames, 2020); e Os Sons da Memória – Uma Leitura crítica de 40 discos que marcaram época na música do Espírito Santo, além de diversas participações em antologias e coletâneas.

O autor é membro da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Em função de sua contribuição para a historiografia da música popular brasileira, desde 2017 foi incluído como verbete no Dicionário Cravo Albin da MPB.

Já Cínthia Ferreira , que também é natural de Vitória, formou-se em Jornalismo e fez Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Em sua trajetória acadêmica e profissional, atua como jornalista, professora e psicanalista. É neta do pianista Hélio Mendes e buscou nessa obra conhecer a história pessoal e artística do avô e contribuir para o resgate da memória do músico e sua relevância para a cultura capixaba.

Serviço
Palestra "A Música popular do Espírito Santo: Sua História, Discos e Personagens"
Data e horário: 24/ago (quarta-feira), às 19h
Local: Espaço Thelema, Rua Graciano Neves, 90, Centro de Vitória
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena