Pular para o conteúdo principal

Turismo de montanha e agroturismo com a Rota da Ferradura, em Guarapari

Distante cerca de 12 quilômetros do Centro de Guarapari, a Rota da Ferradura, que interliga a BR-101 às comunidades de Buenos Aires, Boa Esperança e Arraial de Jabuti, pode se tornar a mais nova rota oficial do Espírito Santo. É o que pretende o deputado estadual Dr. Emílio Mameri (PSDB) por meio do Projeto de Lei (PL) 415/2022, que tramita no Legislativo capixaba.

Rota envolve trecho de quase 20 quilômetros em Guarapari. (FOTO: Manoel AIves/Divulgação/Ales)
A proposta é agregar o turismo de montanha e o agroturismo à região que tem como potencial os balneários. A ideia é expandir o turismo local; promover o desenvolvimento sustentável; incentivar o turismo de aventura; fomentar a gastronomia e a cultura; gerar emprego e renda; desenvolver a produção de artesanato local e implantar mecanismos de educação ambiental.
 
"Beneficiaria diretamente um trecho de aproximadamente 18,78 km, com belas paisagens, empreendimentos familiares locais, opções de roteiros e atividades variadas. Dessa forma, o desenvolvimento turístico também beneficiaria as demais comunidades locais próximas à Rota, como São João do Jaboti, Pau d’Óleo, Rio Calçado, Santa Rita, São Felix, Cristo Rei e Todos os Santos", destaca o deputado.

"Trata-se de uma proposta que promove a identificação, a elaboração e a consolidação de novos roteiros turísticos, que envolve não só o município de Guarapari, mas também os municípios do entorno, como Alfredo Chaves, Iconha, Anchieta, Vitória, Vila Velha, os quais, somados, apresentam mais de 850 mil habitantes, segundo último Censo IBGE 2020", complementa.

O PL foi lido em plenário no dia 22 de agosto e segue, tramitação nas comissões de Justiça, Turismo e Finanças.

A rota
A Rota da Ferradura compreende o trajeto que liga a BR-101 em Jabuti à Boa Esperança contornando até Buenos Aires e chegando ao Trevo de Guarapari. O nome da rota foi assim denominado por formar uma curva parecida com uma ferradura. As diversidades encontradas mesclam a maresia com as montanhas, um clima propício para um final de semana em família e para os que desejam descansar e se afastar do ritmo frenético da cidade.

Comentários

Mais lidas

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Sandrera apresenta canções e poemas em show de “palavra cantada” em Anchieta, Vitória e Piúma

Linha do tempo da Chocolates Garoto