Pular para o conteúdo principal

Amaro Lima propõe criação de incentivo a artistas capixabas em homenagem na Ales

Amaro Lima e mãe, Vera Lima, durante a sessão na Ales. (FOTO: Tonico/Ales)
A instituição de política pública de incentivo ao artista espírito-santense foi proposta pelo músico e produtor Amaro Lima, em sessão solene que homenageou o Dia da Música Capixaba. 

O evento foi realizado na noite da última terça-feira (25), no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa do ES (Ales), e contou com dezenas de artistas, homenageados ou não, deputados e autoridades da área da cultura, particularmente do mundo da música. 

O destaque fica por conta de Amaro Lima, falando em nome de todos os artistas, que agradeceu a homenagem dedicada ao seu irmão Alexandre Lima, cujo aniversário é dia 23 de abril. Amaro Lima apresentou a ideia de incentivo ao artista local, sugerindo que o Estado promova regularmente atividades culturais nas cidades capixabas.

Confira a galeria de fotos


Nesses festivais, a prioridade seria a contratação de artistas locais para incentivar sua produção. Ele afirmou que é uma maneira de incrementar a economia artística, inclusive promovendo o turismo. Essa experiência de atividades locais com recursos públicos já existe com muito sucesso nos Estado de Pernambuco e Bahia.

Centenas de artistas capixabas se reuniram para a sessão que homenageou os músicos do Espírito Santo, em Vitória. (FOTO: Tonico/Ales)
Já o compositor e produtor musical Alexandre Lima, irmão de Amaro Lima, foi homenageado e representado por sua mãe, Vera Lima. Alexandre foi um dos criadores, junto com seu irmão, da banda Manimal, que fez sucesso pelo Brasil, incluindo turnê pela Europa. Alexandre Lima, atualmente, encontra-se em estado vegetativo, consequência de um aneurisma na aorta em 2013, recebendo cuidados na casa de sua família.

Durante o evento houve apresentações musicais, foi discutida a situação do mercado musical capixaba, e foram entregues cinco comendas Maurício de Oliveira, cinco placas e 30 certificados.

Sessão solene
O deputado Marcos Bruno relata como nasceu a ideia de instituição da data de 24 abril como o Dia da Música Capixaba. O início se construiu com um encontro em audiência pública na Assembleia, com a participação de profissionais da música que se reuniram para debater a importância do incentivo à música capixaba. Devido à espontaneidade e representatividade e, principalmente, o ineditismo do evento, foi sugerido o próprio dia 24 de abril para se instituir a data.

No decorrer do evento a artista Ana Muller, que é de Ibatiba, executou duas canções e revelou que é a primeira vez que se apresenta em público no Espírito Santo, apesar de ser conhecida pelo Brasil afora, por onde se apresenta em carreira solo desde 2015. Ademar Teixeira, músico de raiz e repentista de Pinheiros, contou um de seus “causos”. Por último, Bella Nogueira apresentou uma de suas músicas. 

Compuseram a mesa, cuja coordenação dos trabalhos coube ao proponente da sessão solene, os deputados Marcos Bruno (Rede), Gildevan Fernandes (PMDB), Bruno Lamas (PSB), Padre Honório (PT), Eliane Dadalto (PTC), Raquel Lessa (SD), Freitas (PSB), Da Vitória (PDT); o subsecretário de Estado da Cultura, José Roberto Santos Neves; o diretor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Paulo Henrique Avidos Pelissari; o presidente do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil no Espírito Santo, Gildate Jacob de Almeida Bagot; o presidente da Associação Capixaba de Músicos Profissionais (Acamp), Jorge Egbert Weytingh; e o presidente do Sindicato dos Músicos do Estado do ES, Gardênia Marques.

Entre os homenageados, Alexandre Lima, Gabriel Gava, Ana Muller, Anderson Freire e Bruno Caliman receberam a comenda Maurício de Oliveira; Allegretto, Stéfano de Moraes, Comichão, SambAdm e Studio S2 receberam placas; enquanto nomes como Jean Du PCB, Aguilar Alves, Graciella D’Ferraz, Jr. Bocca, Amaro Lima, Rômulo Aranttes, Taiana França, Breno & Lucas, Léo Lima e Rodrigo Balla foram alguns dos que receberam certificados.

Fonte: Web Ales

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC