Pular para o conteúdo principal

Festival Escadarte reúne atrações artísticas, história e gastronomia

Grupo Folgazões é uma das atrações. (FOTO: Divulgação/Secult ES)
Artistas e profissionais ligados à música, teatro, dança literatura, artes visuais e gastronomia se reúnem em um grande evento para homenagear a Escadaria Bárbara Lindenberg que dá acesso ao Palácio Anchieta. O local passou por uma reforma e restauração, e será palco do Festival Escadarte no próximo sábado (16). O evento começa às 15h00 com abertura oficial  às 18h00, com entrada gratuita.

Na programação do Escadarte, estão confirmados grandes nomes como a Companhia de Teatro Folgazões, o Corredor Criativo da Nestor Gomes, Coletivo Expurgação (foto abaixo), General Steppas Sound, Monica Nitz, Lucas Pires, Ricardo Zottich, Patricia Trujillo, entre outros. Um grande destaque do festival são os grupos folclóricos contemplados pelo Funcultura. Todas as galerias de arte ao redor do evento também estarão em funcionamento. Além das atrações, haverá o melhor da gastronomia de rua na área da Praça João Clímaco, bem ao lado da entrada do Palácio Anchieta. Lá, os visitantes vão poder desfrutar das diversas opções saborosas através de diversos FoodTruck’s e BikeFood’s,   instalados especialmente para o evento.  

O festival é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com a Prefeitura de Vitória, a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), Instituto Sincades, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Corredor Criativo Nestor Gomes, Sindiappes, além de centenas de artistas e produtores culturais.

Escadaria Bárbara Lindenberg
Construída em 1886, pelo francês Justin Nobert, em frente ao Palácio Anchieta, sua arquitetura inicial contava com seis ordens de degraus e seis planos calçados, todas em estilo eclético com inspiração neoclássica. Após 20 anos, tomou sua forma atual, com quatro estátuas de mármore que representam as quatro estações do ano. Uma ampla reforma começou a ser realizada pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Sincades e a Prefeitura de Vitória em outubro de 2014.

O conjunto de esculturas da escadaria Bárbara Lindemberg também foram restauradas. Parte de duas delas – o “Menino com Delfim” e a “Menina com Delfim” – foram esculpidas na Itália. O trabalho de restauração foi feito pelo artista Rafael João Rodrigues.

As estátuas da escadaria Bárbara Limdenberg possuem considerável valor artístico, histórico e cultural para o Espírito Santo. Projetada no Governo de Jerônimo Monteiro, a escadaria foi executada juntamente com a grande reforma e remodelação do Palácio Anchieta, em 1912.

Espetáculo de dança da FAFI será apresentado ao som da Orquestra Sinfônica do ES (OSES) - na foto - e Grupo de Choro da FAMES. (FOTO: Secult ES)
Confira a programação do Festival Escadarte:
- 15h00 - Atrações musicais e intervenções artísticas - Beco cultural das Pulgas
- 18h00 - Abertura oficial. Quinteto de Metais da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), a escritora Kátia Bobbio, espetáculo de dança da FAFI ao som da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) e Grupo de Choro da FAMES
Grupos Folclóricos: Charola de São Sebastião – Cachoeiro de Itapemirim Reis de Bois Mestre Valentim - Jaguaré Grupo folclórico Alemão Blumen Der Erde –Domingos Martins Reis de Bois Mestre Luíz dos Santos – São Mateus Capoeira Mestre Eleandro- Cariacica Caxambu Santa Cruz- Cachoeiro de Itapemirim.
- 19h00 - Gastronomia na Praça João Clímaco com a presença de diversos FoodTruck’s e BikeFood’s

Comentários

Mais lidas

Capixabas tem mais de 63 milhões de streams no Spotify

Equilibrium promete grande festa de 9 anos, em Vila Velha

Capixabas fazem a Noite Subtrópico na SIM São Paulo