Pular para o conteúdo principal

Carnaval de Vitória 2024: Jucutuquara apresenta Ibiraçu, o mosteiro e a importância da paz

A Unidos de Jucutuquara, segunda escola que atravessou a avenida, na noite deste sábado (3), optou pelo enredo "Gassho... Caminhos De Sabedoria" e encantou o público sempre com grande expectativa em relação a sua apresentação.

Desfile da Unidos de Jucutuquara. (FOTO: Leonardo Silveira/Prefeitura de Vitória)
O enredo, que representou o Mosteiro Zen do Morro da Vargem, em Ibiraçu, que completa 50 anos e a meditação como ponte para o conhecimento foi bastante aplaudido e motivou as pessoas a refletirem sobre a relação de respeito e cuidado com a natureza.

Simplicidade e natureza, valorizadas na tradição budista guiaram a atenção de todos por meio dos Caminhos da Sabedoria. Gassho significa "duas mãos que se juntam" e, dessa forma, indica que sua forma de execução consiste numa posição de mãos onde ambas estão unidas.

O gesto representado com maestria na avenida é muito semelhante das orações cristãs do ocidente. Em outras culturas, como a asiática, o gesto é uma expressão de gratidão, reverência e do reconhecimento da unicidade de todos os seres. Na meditação ela ganha um novo atributo: o de evitar que a mente se disperse, saia do rumo e se perca numa terra que precisa de paz.

Desfile da Unidos de Jucutuquara. (FOTO: Jansen Lube/Prefeitura de Vitória)
Meditação
A meditação como caminho para o conhecimento, a relação de respeito e cuidado com a natureza, o zen budismo no Japão e o grande buda foram os elementos que auxiliaram a agremiação a mostrar o enredo e emanar paz e alegria pelo Sambão do Povo. Uma paz contagiante representada por belas alegorias que mais uma vez surpreendeu pelo bom gosto.   

A escola passou com 1600 componentes, dois tripés, além de 20 alas e três imensos carros alegóricos dedicados a apresentar com beleza e muita criatividade. A grande coruja, seus olhos vermelhos e suas imensas garras estava lá em um dos carros e o público vibrou.  

"No Morro da Vargem florescem seus ideais. Da imagem esculpida a fé. Um mosteiro que cultiva a zen filosofia. Nos caminhos da sabedoria. Me leva à milenar tradição. Religião é o alicerce do guerreiro. Na dança é tão belo o movimento", mensagem do enredo que emocionou o público que descobriu a riqueza de Ibiraçu, lugar que empolga pela foça do turismo ali descoberto.

Desfile da Unidos de Jucutuquara. (FOTO: Jansen Lube/Prefeitura de Vitória)
Budismo
A agremiação conseguiu desvendar um pouco do que é o budismo, do que se trata a filosofia budista, como ela se entende e se expandiu de maneira surpreendente pelo ocidente.

Vice-campeã do ano passado, por muito pouco, e em busca de seu oitavo título, buscou na passarela desta vez apresentar um tema que conseguiu mexeu com a sensibilidade do público.

Grandiosidade 
Se o objetivo foi desvendar um pouco do que é o budismo, do que se trata a filosofia budista, como ela se entende e se expandiu aqui pro ocidente, a missão foi cumprida com grandiosidade e muita emoção.

Desfile da Unidos de Jucutuquara. (FOTO: Jansen Lube/Prefeitura de Vitória)
"Naquela montanha emana a paz. Tão bem que me faz, caminho de luz. Jucutuquara és o bem querer. Razão do meu viver", canto de um enredo que deixará saudade.

Com muita empolgação do público, brilho e exaltação ao município a escola apresentou a singela e histórica Igreja Matriz de São Marcos, o santuário da cidade, o mosteiro e o Buda Gigante, além do Circuito Caminhos da Sabedoria, enredo que fez o público suspirar de emoção.

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?