Carnaval de Vitória 2024: Boa Vista apresenta Viana, seus encantos naturais, história e patrimônio cultural
A Independente de Boa Vista, terceira escola de samba a atravessar a avenida, encantou o público presente ao Sambão ao contar a história do município vizinho, Viana. A agremiação apresentou sua cultura, suas tradições e belos atrativos. Tudo apresentado de maneira emocionante, divertida e com muita alegria do público.
![]() |
Desfile da Independente de Boa Vista. (FOTO: Jansen Lube/Prefeitura de Vitória) |
A história contada na avenida teve como fio condutor a imigração açoriana durante o século XIX. A agremiação homenageou também Dona Nini. E mostrou com grandiosidade a lenda da árvore que chora. Muito verde foi usado para mostrar como o meio ambiente está preservado.
Vieram imigrantes alemães e italianos bem representados na passarela. Para reduzir a escassez de mão-de-obra agrícola e ajudar a povoar as margens da primeira estrada que ligaria Vitória à Minas, foram chamados também os açorianos.
A contribuição cultural deixada pelos europeus pode ser sentida e representada nos casarios antigos que resistem ao tempo e foram apresentados. Os jesuítas, índios e negros também ajudaram na construção da história do município criado 1862 ao ser desmembrado de Vitória.
A ala coreografada representou os casais açorianos e as alegorias criativas. O setor, que conta a história do distrito de Araçatiba, foi um dos destaques. Com uso da dança, artistas locais interpretaram o sofrimento na vida nos canaviais.
Sediada em Cariacica, a Independente de Boa Vista fez jus a seu planejamento e homenageou a herança cultural da cidade vizinha de uma maneira especial.
A ancestralidade africana também foi apresentada com muita emoção e brilho. Esteve representada e honrou a contribuição cultural na história e identidade que tanto foi importante para o Espírito Santo. A Festa do Divino também não foi esquecida.
O samba-enredo faz alusão a Araçatiba, pequena vila formada por descendentes de índios e negros, e a Mãe Petronilha, banda de congo mais antiga do município.
"A inspiração vem dos açores. Laços cravejados nessa terra. Eternizam a santíssima trindade. Num relicário de fé e devoção. Minh'alma se enche de graça. Em Araçatiba a nossa raiz africanidade quilombola. Revivo a história dos meus ancestrais", letra que fez o público se emocionar.
Os ritmistas da Águia Furiosa surpreenderam e levantaram o público bem animado que acompanhou os desfiles das arquibancadas e camarotes do Sambão do Povo.
A bateria passou por reformulações e, este ano, contou com 40 ritmistas estreantes, que passaram pelas oficinas da escola e se empenharam para apresentar a batida marcante na passarela. Deu um show e mostrou toda a harmonia do instrumento que fez arquibancadas e camarotes se levantarem.
Foram três bossas, as famosas e aguardadas paradinhas. A agremiação abrange os bairros de Itaquari, Alto Boa Vista, Alto Laje, Sotema e Expedito, em Cariacica, na Grande Vitória.
![]() |
Desfile da Independente de Boa Vista. (FOTO: Jansen Lube/Prefeitura de Vitória) |
Comentários
Postar um comentário