Pular para o conteúdo principal

Festa italiana com música e tombo da polenta em Vila Velha

Para comemorar os 145 anos de imigração italiana no Brasil, no próximo final de semana, a Prefeitura de Vila Velha realiza a Tutti Buona Gente, uma festa com muita música, dança, projeção de filme e boas opções de gastronomia no Parque da Prainha. Inclusive, no evento, ocorrerá, pela primeira vez no município, o tombo da polenta. A entrada é franca.

A festa italiana será marcada por muito música tradicional e o famoso tombo da polenta. (FOTO: Divulgação)
A festividade começa nesta sexta-feira (1º), com apresentações de coral, orquestras, além de muita música italiana. Já no sábado, haverá a exibição do filme Tutti tutti Buona Gente, de Orlando Bonfim com a presença do cineasta, além de apresentações dos grupos típicos Di Ballo Granello Giallo e Toni Boni. Já no domingo, às 18 horas, ocorre, pela primeira vez em Vila Velha, o tombo da polenta, prato típico da cultura italiana.

O secretário municipal de Cultura, Alvarito Mendes Filho, ressalta que boa parte da população do Espírito Santo e de vários estados brasileiros é formada por imigrantes italianos, que deram grande contribuição para a economia e a cultura. "O que nós estamos fazendo em Vila Velha é uma celebração da imigração italiana no Brasil. A festa será muito bonita e envolve música, dança e gastronomia italiana", afirma.

Atualmente, há descendentes de italianos em diversas parte do país, resultado de um processo imigratório que começou pelo Espírito Santo. Na segunda metade do século XIX, o Brasil precisou buscar, na Europa, camponeses para povoar áreas de seu território que ainda não se encontravam ocupadas. 

Esse processo, que já acontecia desde o início do século XIX, foi intensificado por um fator histórico de grande importância: as lutas pela unificação dos territórios dos estados alemão e italiano.

Imigrantes
O primeiro núcleo brasileiro a receber imigrantes de origem italiana foi o núcleo colonial do Timbuhy, em Santa Teresa, em 1874, com a expedição organizada pelo italiano Pietro Tabacchi, que, por iniciativa particular e em parceria com o governo provincial, trouxe para o Espírito Santo 388 imigrantes provenientes das regiões do Trento e do Vêneto, que desembarcaram no porto de Vitória.

Com a vinda de colonos italianos, aconteceu o surgimento de pequenas propriedades agrícolas no território capixaba, onde se formaram núcleos familiares de imigrantes.

Programação completa
- 1º/nov (sexta-feira)
18h – Praça de alimentação
18h30  – Canções italianas com os DJs Robinho Thomaz e Alex Debossan
19h30 – Coral da ArcelorMittal
20h30 – Leandro Bellumat e orquestra

- 02/nov (sábado)
18h – Praça de alimentação
18h30 – Projeção do filme “Tutti tutti Buona Gente”, de Orlando Bonfim com a presença do cineasta
19h – Grupo Di Ballo Granello Giallo
20h – Grupo Toni Boni

- 03/nov (domingo)
16h – Praça de alimentação
16h30 – Canções italianas com os DJs Robinho Thomaz e Alex Debossan
18h – Primeiro tombo da polenta em Vila Velha
19h – Grupo Di Ballo Nova Trento
20h – Banda Gioco Di Mora

Comentários

Mais lidas

Artistas mulheres pedem respeito e mostram que dominam no Luz del Fuego Festival

Fotos: Luz del Fuego Festival

Destaques OMMC #53