Pular para o conteúdo principal

I Festival de Arte e Cultura começa nesta sexta-feira (30) em Vila Velha

Teatro, dança, audiovisual, música, literatura e artes visuais vão compor o I Festival de Arte e Cultura, que acontece no auditório do Ifes Vila Velha, na próxima sexta-feira (30) e sábado (31). O evento terá como tema “Memória, Existência e Resistência”.


I Festival de Arte e Cultura começa nesta sexta-feira (30) em Vila Velha. (FOTO: Divulgação/Semcom/PMVV)
O festival tem como intenção valorizar a arte e cultura regional, além de estimular as manifestações populares e eruditas. A programação inclui: apresentações artísticas e culturais, mostras, oficinas, palestra, recital de poesia e roda de conversa.

Para a coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura e professora de Artes do Ifes, Hiáscara Jardim, o público- alvo é a terceira idade. A escolha do público idoso para a primeira edição do festival tem como objetivo promover a troca de experiência entre os idosos e os jovens, a fim de ampliar a compreensão da existência identitária e o entendimento da cultura enquanto forma de resistência, valorizando tradições e resgatando raízes culturais da região vilavelhense.


Ainda no sábado (31), o subsecretário de Cultura de Vila Velha, Eliomar Mazoco, realizará palestra sobre “Diversidade cultural capixaba”. Ele destaca a importância desse evento na cidade. “É uma oportunidade tanto para os jovens como para comunidade terem momento de formação cultural, entretenimento e lazer, realçando o papel social que o IFES de Vila Velha cumpre na cidade, além de sua importância educacional”, finalizou.


O festival é gratuito e as atividades do sábado (31) são abertas à comunidade externa. Para quem quiser participar das oficinas, pode fazer inscrição no local. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada e inscrição. Os participantes receberão certificado.


O evento é organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Vila Velha, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vila Velha.


Serviço

I Festival de Arte e Cultura
Datas e horários: 30/ago (sexta-feira), a partir de 13h e 31/ago (sábado), a partir de 09h
Local: Ifes campus Vila Velha - Av. Ministro Salgado Filho, 1000, Soteco, Vila Velha

Programação
Sexta-feira (30) - exclusivo para estudantes e servidores do Campus do Ifes
13h – Abertura no auditório         
13h30  - Coral Heraldo Filho
14h - Musical “Os saltimbancos” - Cia Piaf de artes cênicas
15h30 - Recital de Poesias Performáticas
16h - Roda de conversa: “Poesia em novos formatos”
17h - 19h - Exibição de filme longa-metragem

Sábado (31) - aberto à população – evento gratuito
09h às 12h - Exposição de artesanato (pátio do Bloco B)
09h - Palestra: “Diversidade cultural capixaba”
10h – Oficinas de forró; dança circular para a terceira idade; técnicas de respiração; escrita criativa; memórias da existência: criação de cartões postais; e os (des)limites da palavra.
10h - Mostra de audiovisual (pátio do Bloco B)
13h - Apresentações culturais – Rapper; Batalha de breaking; Coreografias; música e teatro (pátio do Bloco B)
16h - Banda de congo: Beatos de São Benedito- Acerbes (pátio do Bloco B)
17h - Encerramento

Comentários

Mais lidas

Duô apresenta o show "Canções de Amor", em Vitória

Destaques OMMC #53