Pular para o conteúdo principal

Secult lança 34 editais de incentivo à Cultura

Com o intuito de estimular as atividades artístico-culturais e o acesso democrático aos recursos públicos, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lança, nesta quinta-feira (31), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, às 18h30, os Editais 2017.  O evento será aberto ao público e vai contar com a apresentação musical da banda Mary Di.

A banda Mary Di fará apresentação durante o evento no Palácio da Cultura, no Centro de Vitória. (FOTO: Reprodução/Secult ES)
Neste ano, artistas, pesquisadores da área, produtores, grupos culturais e demais interessados poderão se inscrever em uma série de 34 editais em diferentes áreas temáticas que totalizam um investimento de mais de R$ 8 milhões com recurso do Funcultura e R$ 2 milhões oriundos da parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual/Ancine (FSA).  As inscrições começam a partir da quarta-feira, 06 de setembro e terminam no dia 20 de outubro.

Os Editais da Cultura são realizados há nove anos. Com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), eles têm contribuído para a formação artístico-cultural e incentivado a criação, produção e distribuição de produtos e serviços que usam o conhecimento, a criatividade e as próprias tradições como principais recursos. A cada ano, essa política pública tem se fortalecido.

Os prêmios deste ano estão divididos nas seguintes áreas temáticas: locomoção; artes cênicas; música; artes visuais; patrimônio natural; literatura; patrimônio arquitetônico, bens e acervos; patrimônio imaterial, audiovisual e editais que promovem ações artísticas e culturais de forma ampla.  

"Os editais da Cultura têm possibilitado que os capixabas realizem projetos culturais de interesse público, estimular a inovação, a experimentação e abordagens criativas de questões culturais contemporâneas. Neste ano, queremos avançar no número de inscritos alcançando ainda mais municípios do interior do Estado", destaca o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos.

Oficinas de capacitação para os Editais de Cultura 2017
Com o objetivo de garantir o amplo conhecimento e o acesso de toda a população aos editais, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também vai promover, a partir do próximo mês setembro, oficinas gratuitas para capacitar os interessados em participar dos Editais de Cultura 2017. Os encontros estão sendo organizados pela equipe do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Além de informar aos interessados sobre os Editais – condições de participação, critérios de seleção, prazos de execução e valores dos prêmios – as oficinas vão servir para esclarecer dúvidas sobre a melhor adequação e orientar o público a documentação necessária para a inscrição e como preenchê-la.

Serviço
Lançamento dos Editais da cultura 2017, com show da banda Mary Di
Data e horário: 31/ago (quinta-feira), às 18h30
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral - Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória (Cidade Alta)
Entrada: Gratuita
Informações: (27) 3636-7115

Fonte: Secult ES

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena