O Sesc Glória, em Vitória, será o ponto de partida para uma viagem cinematográfica pelo Brasil. A 8ª Mostra Sesc de Cinema (MSDC) estreia na capital capixaba reunindo filmes de diferentes estados, de Roraima ao Rio Grande do Sul, revelando a riqueza cultural do país em sotaques, histórias, paisagens e olhares únicos.
Desta quarta-feira (24) a 1º de novembro, serão 56 produções exibidas gratuitamente nos cinemas do Sesc Glória, sendo 19 no panorama Brasil, 10 infantojuvenil e 27 produções capixabas. Confira a programação completa no site do Sesc-ES.
![]() |
O filme capixaba O Deserto de Akin faz parte da programação da Mostra. (FOTO: Divulgação/Sesc-ES) |
O público poderá conhecer de perto produções premiadas e seus realizadores, a partir de um encontro que valoriza a diversidade da sétima arte brasileira.
Além das exibições, a programação inclui oficinas voltadas à formação e experimentação criativa, elaboradas para quem sonha em fazer cinema e deseja se conectar a esse universo.
A Mostra Sesc de Cinema registrou este ano 2.145 inscrições, recorde histórico e um aumento de 40% em relação ao ano passado.
“O número de obras inscritas comprova o quanto nosso audiovisual é rico e a importância de valorizarmos os profissionais da cadeia produtiva cinematográfica, cada vez mais reconhecida no mercado brasileiro e internacional. O Sistema Comércio atua no sentido de impulsionar o setor e o Sesc abre esse espaço, fundamental para dar visibilidade ao trabalho das novas gerações”, explica a gerente interina de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Veronica Tomsic.
“É uma honra transformar Vitória em palco de abertura de um projeto que valoriza o cinema como expressão da identidade e da pluralidade cultural do Brasil”, afirma o diretor regional do Sesc-ES, Luiz Toniato.
Esta edição reúne produções de todas as regiões do País, que receberam um licenciamento total de aproximadamente R$ 200 mil. Mais do que um evento de exibição, a Mostra promove intercâmbio, diálogo e novas oportunidades.
Após o lançamento, em Vitória, as produções serão exibidas em diferentes espaços do Sesc de vários estados, levando ao público um retrato vivo e plural do cinema independente nacional.
Produções no Panorama Nacional
Entre quarta-feira (24) e sexta-feira (26), a programação será dedicada aos filmes nacionais, retratando os diversos territórios do País.
Um destaque é o filme capixaba “O Deserto de Akin” de Bernard Lessa, selecionado para compor o panorama nacional. Ambientado em 2018, o filme segue Akin, um médico cubano que participa do programa Mais Médicos e é designado para uma cidade fictícia no Espírito Santo.
Ao longo de sua jornada, ele estabelece vínculos profundos com a comunidade local. A obra se destaca por sua abordagem sensível e intimista, explorando temas como identidade, pertencimento e os desafios enfrentados por médicos estrangeiros no Brasil.
A programação também conta com o longa-metragem da Bahia “Aprenda a Sonhar”, de Vítor Rocha, aborda o impacto transformador das políticas de cotas nas trajetórias de jovens negros e indígenas e nas Universidades brasileiras.
A narrativa acompanha o cotidiano e os momentos marcantes dos personagens na busca pela sobrevivência e pelo direito de ocupar espaços convencionais da formação superior sem abrir mão de seus territórios, culturas e tradições.
Outra produção é o filme de Pernambuco “Filhas da Noite”, dos diretores Henrique Arruda e Sylara Silverio, seis ícones da cena noturna local, costuram memórias do passado, provando a relevância de todas no presente, mesmo 40 anos depois da primeira vez em um palco.
Mescla performances, elementos ficcionais, e a própria vida narrada e observada. Filmado ao longo de três anos, o curta-metragem conta com uma canção original homônima, interpretada pela cantora Assucena.
![]() |
Enigmas no Rolê: primeiro longa-metragem de Ulísver Silva. (FOTO: Divulgação) |
O Panorama Infantojuvenil também terá espaço nos cinemas do Sesc Glória, de quarta-feira (24) a (26). A programação traz produções como “A História de Ayana”. Com direção de Cristiana Giustino e Luana Dias, o curta-metragem de animação narra a trajetória de uma jovem negra albina, que enfrenta os desafios impostos por uma sociedade marcada pelo racismo estrutural e as desigualdades sociais.
Já o drama “A Menina que Queria Voar”, curta-metragem de Tais Amordivino, retrata a história de Lila, uma menina sonhadora que adora criar e contar histórias que vive na periferia de Salvador.
Entre os conselhos e os puxões de orelha de sua mãe e a inquietação de seu irmão, Lila se vê diante da dúvida: O que vai ser quando crescer?! Nesse conflito, a garotinha, que sonha em poder voar, se aventura numa fantasia encantadora e desliza pelos céus, como se fosse feita de nuvens e sonhos.
No longa-metragem “Enigmas no Rolê”, o primeiro na carreira do diretor Ulísver Silva, mistura aventura, comédia, drama e desafios lógicos. É um reflexo das experiências pessoais do diretor, incluindo sua passagem pela escola Supera, que utiliza desafios lógicos como ferramenta de ensino.
Independentes
A partir de 1º de outubro, entram em cena as produções capixabas como parte da 8ª Mostra Sesc de Cinema, no Panorama Estadual, até 1º de novembro. Dos 27 filmes capixabas que compõem a programação, 10 foram dirigidos, roteirizados e produzidos por mulheres.
Um deles é o curta-metragem “Sola”, dirigido por Natalia Dornelas, que mergulha no universo solitário de Flora e coloca em destaque o protagonismo da mulher negra ao tratar de maneira sensível as complexidades dos relacionamentos. O filme reforça uma perspectiva feminina potente tanto diante quanto atrás das câmeras.
Outro destaque do Panorama Estadual é o curta documental “A Última Sala”, dirigido por Gabriela Busato e Júlio Cesar e filmado no centro de Vitória, resgata a história do Cinerótico, última sala de cinema remanescente da região, como ponto de partida para refletir sobre a transformação dos espaços urbanos nas últimas décadas. Ao revisitar o auge e a decadência dessas instituições, o filme traz à tona memórias coletivas e questionamentos sobre o futuro das cidades.
A programação conta ainda com o filme “Manoel Loreno – Improviso e paixão”, curta documental de Enzo Rodrigues, que celebra a vida do cineasta autodidata conhecido como Manoelzinho, que produziu inúmeros filmes em Mantenópolis, interior do Espírito Santo. Suas obras, vida e trajetória trazem um legado significante para a cidade, o estado e o fazer arte independente.
Oficinas
Com foco em democratizar o acesso ao conhecimento e incentivar o desenvolvimento de novos talentos, a programação da 8ª Mostra Sesc de Cinema promove oficinas para aprimorar habilidades e estimular a troca de experiências entre realizadores, técnicos e demais agentes do audiovisual capixaba.
São elas: Incubadora Audiovisual, com o coletivo feminino Remonta Audiovisual, que dará mentoria para propostas de projetos audiovisuais; oficina de Roteiro para Cena, com a escritora, ilustradora, roteirista Saskia Sá; e oficina de Foley (criação de trilhas sonoras), com o engenheiro de produção e áudio Brian Baltar.
Sobre a Mostra
Lançado em 2017, a Mostra Sesc de Cinema se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do País.
O projeto reúne produções que não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema, dando visibilidade à produção cinematográfica brasileira e contribuindo para a promoção de novos talentos no setor de audiovisual. A MSDC já licenciou mais de 400 obras desde que foi criada.
Serviço
8ª Mostra Sesc de Cinema (MSDC)
Ingressos: Gratuitos (podem ser retirados pela internet, na plataforma Let’s ou, diretamente, na bilheteria do Sesc Glória de quarta a sábado, das 10h às 20h)
Informações: (27) 3232-4765 | 4777 | 4773
Confira a programação das exibições:
Panorama Nacional e Infantojuvenil
Data: 24 a 26/set (quarta-feira a sexta-feira)
Horários: 13h, 15h, 17h e 19h
Panorama Estadual
Data: 1º/out (quarta-feira) a 1º/nov (sábado)
Horários: Quarta a sexta: 12h, 17h30 e 18h30, e sábado: 12h, 14h30, 15h30, 17h30 e 18h30
Comentários
Postar um comentário