Pular para o conteúdo principal

Festival Cine.Ema completa 10 anos com concerto sinfônico e cinema ao ar livre

O Festival Cine.Ema - Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo inaugura sua 11ª edição com uma programação que une música e cinema em meio à natureza preservada: concerto da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES) seguido de sessão de cinema ao ar livre na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta.

O evento “Orquestra na Floresta” é uma das ações do Cine.Ema e terá início às 15 horas deste sábado (13). A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. Para participar é necessário retirar seu ingresso no site Sympla.

Apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. (FOTO: Sérgio Cardoso)
A programação materializa a essência do Cine.Ema: a união entre arte e natureza como ferramenta de transformação e conscientização ambiental.

Sob a regência de Helder Trefzger e com participação da solista capixaba Katia Rocha, a OSES executará um repertório que celebra a diversidade cultural brasileira e latino-americana, incluindo obras de Francisco Mignone, Fructuoso Vianna, Arturo Márquez e Chiquinha Gonzaga, além de clássicos da MPB como "Eu Sei Que Vou Te Amar", de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Após a apresentação, a floresta vira sala de cinema com a exibição dos primeiros filmes e o lançamento da mostra on-line gratuita – que fica disponível online até dia 13 de outubro.

O 11º Festival Cine.Ema conta com o patrocínio do Grupo Águia Branca e da Suzano, além do apoio da Reserva Ambiental Águia Branca, do Natureza Eco Lodge, da Unimed Sul Capixaba e da TVE Espírito Santo.

É uma realização da Caju Produções, da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), da Secretaria da Cultura do Governo do Espírito Santo e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais.

A Reserva Águia Branca fica em Vargem Alta. (FOTO: Divulgação)
10 anos de Cine.Ema
Com uma trajetória de 10 anos, o Festival Cine.Ema consolidou-se como o principal evento de cinema ambiental do Espírito Santo e um dos principais do país.

Criado em 2015 no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, o festival expandiu sua atuação para outros municípios capixabas, transformando-se em um movimento que conecta cinema, educação ambiental e transformação social através de mostras itinerantes, oficinas criativas e diálogos que reimaginam nossa relação com o planeta.

Para 2025, o Cine.Ema adota o conceito de “Regenerar”, no intuito de renovar o olhar, as conexões com a natureza, a esperança e a urgência ambiental.

“O planeta pede mais do que só preservar. Escolhemos este tema, porque precisamos imaginar outros futuros e agir para alcançá-los. Acreditamos que o cinema faz isso de um jeito único: ele alerta, emociona, incomoda e nos mostra mundos possíveis, nos faz acreditar que dá para ser diferente. Cada filme é um convite para a pessoa refletir e (se) transformar em novos hábitos e atitudes”, explica a diretora geral da Caju Produções, Tania Silva.

Além do evento Orquestra na Floresta e da mostra on-line (que vai até 13 de outubro pelo site do festival), o Cine.Ema ainda promove mostras de cinema, oficinas de vídeo, fotografia e observação de pássaros com estudantes de escolas públicas e realiza bate-papos audiovisuais e ambientais.

Os bate-papos ocorrem nos dias 24 e 25 de setembro na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta, e a entrada é gratuita. A programação completa e a retirada de ingressos pode ser feita no site Sympla

Serviço
Orquestra na Floresta - Abertura do 11º Festival Cine.Ema 
Data e horário: 13/set (sábado), das 15h às 17h
Local: Reserva Ambiental Águia Branca - Rodovia ES-164, Alto Castelinho, Vargem Alta
Entrada: Gratuita 
Inscrições: site Sympla
Mais informações: @festivalcineema

Comentários

Mais lidas

Colunas Cultura Plural

Agenda Capixaba #07

Agenda Capixaba #58