Pular para o conteúdo principal

Projeto “Nós no Parque” apresenta clássicos da Bossa Nova para as crianças

A próxima edição do Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música” vai apresentar a beleza e magia da Bossa Nova para as crianças em forma de sons e palavras.

O evento vai acontecer no Parque Moscoso, em Vitória, no domingo (28), das 10h às 12h, reunindo música instrumental com o violinista Hariton Nathanailidis e contação de histórias com a escritora Renata Bomfim.

A realização é da Sonatha Produções, com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Vitória.

O evento será no próximo domingo, no Parque Moscoso. (FOTO: Daniella Spadeto)
Esta será a terceira de um total de cinco edições temáticas que vão ocupar o Parque Moscoso, até o final do ano, sempre aos domingos, proporcionando às crianças e às famílias a possibilidade de conhecer e apreciar trabalhos musicais diferenciados, juntamente com histórias inéditas escritas especialmente para o projeto.

A escolha da Bossa Nova como tema desta apresentação se deve a sua importância para a MPB. Criado em 1958, na zona sul do Rio de Janeiro, o gênero musical representa parte significativa da identidade cultural brasileira, de acordo com o violinista Hariton Nathanailidis.

“A Bossa Nova tem uma riqueza melódica e rítmica que encanta e educa o ouvido. Através de seus acordes suaves e do balanço único, as crianças podem sentir e entender temas como a alegria, a tranquilidade da natureza e a beleza do cotidiano. Essa será uma oportunidade para elas desenvolverem a sensibilidade auditiva, percebendo como a música, por si só, é uma forma de poesia, capaz de criar imagens e narrativas”, comenta o violinista.

Integrantes do projeto e a escritora Renata Bomfim, ao centro. (FOTO: Daniella Spadeto) 
Inovações
Nesta edição do Projeto “Nós no Parque”, o violinista vai apresentar quatro clássicos da Bossa Nova acompanhado por músicos convidados: “Só danço samba” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “O barquinho” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), “Samba de verão” (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle) e “Wave” (Tom Jobim).

Segundo Hariton, a seleção de canções expressa as inovações musicais e estéticas trazidas pela Bossa Nova à MPB, como a batida de violão imortalizada por João Gilberto, o canto suave, as harmonias sofisticadas e a poesia inspirada nas temáticas cotidianas e na estética do “amor, do sorriso e da flor”.

“A Bossa Nova não apenas mudou a forma de se fazer música, mas também a forma de se escutar e sentir a música brasileira. Ao expor as crianças a esse universo, estamos oferecendo a elas um pedaço valioso e sensível da nossa herança cultural”, destaca.

Contação de histórias
No espetáculo, os números musicais serão intercalados por uma história escrita e narrada pela escritora Renata Bomfim.

Por meio da narrativa, o público poderá acompanhar a trajetória de uma família que encontra força e alegria para superar os desafios do dia a dia com amor e o cuidado de uns pelos outros. Os protagonistas serão Vitória e Ravi, uma menina e um menino que amam a natureza, e a Vovó Ester, que, além de deliciosos bolos, oferece histórias e sabedoria de vida para todos.

Os textos foram criados tendo como inspiração a Ilha de Vitória, que deu nome à menina e ao significado do nome Ravi, que sugere luz, força e alegria. Já o nome da vovó, de acordo com Renata Bomfim, é uma homenagem à escritora capixaba Ester Abreu Vieira de Oliveira, importante autora de livros infantis e atual presidente da Academia Espírito-santense de Letras (AEL).

Para Renata Bomfim, o espetáculo tem atrativos que certamente irão contribuir para a formação e desenvolvimento das crianças.

“A arte é uma ferramenta poderosa de educação, sensibilização e promoção da saúde. Vitória e Ravi viverão diferentes aventuras a cada edição do projeto, sempre acompanhados de perto pela família e, de alguma forma, incluindo a comunidade ao seu entorno”, detalha.

Serviço
Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música” – 3ª edição - Música instrumental com o violinista Hariton Nathanailidis e grupo, e contação de histórias com a escritora Renata Bomfim
Data e horário: 28/set (domingo), das 10h ao meio-dia
Local: Parque Moscoso - Av. Cleto Nunes, s/n, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita
Realização: Sonatha Produções
Patrocínio: Lei Rubem Braga da Prefeitura de Vitória
 
Repertório:
• Só danço samba (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
• O Barquinho (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli)
• Samba de verão (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle)
• Wave (Tom Jobim)

Ficha técnica:
Hariton Nathanailidis – Produção executiva
Marcia Dall’Orto – Coordenação geral
Renata Bomfim – Contação de histórias
José Roberto Santos Neves e Daniella Spadeto – Assessoria de Imprensa
Priscila Aline – Web designer

Comentários

Mais lidas

Agenda Capixaba #249: shows, festas e eventos culturais de 22 a 28 de setembro

Colunas Cultura Plural

Cena Capixaba #128: Roberto Carlos volta aos comercias de TV com estreia em horário nobre